segunda-feira, 21 de maio de 2018

Uma breve história da bebedeira...

Eis aí um livro que ninguém pode deixar de ler, tanto os abstêmios, como os bêbados e principalmente aqueles que por ingenuidade, por idealismo e às vezes por mau caratismo, pretendem "curá-los". Abaixo uns breves "tragos", começando por uma declaração do badalado e incensado psicólogo americano William James:
Nos pobres e iletrados, a embriaguez ocupa o lugar dos concertos e da literatura. 

2.  Em 9000 a.C., inventamos a agricultura porque queríamos nos embebedar com regularidade. p. 26

3. Na maior parte da história da humanidade, os líderes políticos foram enterrados com tudo o que precisariam para uma boa bebedeira post morten... (p. 10)

4.  Como diz um provérbio sumério: "Ele é assustador como um homem que não conhece a cerveja". (p. 30)

5. Do México às ilhas do Pacifico à China antiga há ou houve um misticismo bêbado, com deuses sendo encontrados no fundo da garrafa.  (p.47)

6.  Platão achava que se você pode confiar num cara quando está bêbado, pode confiar nele em qualquer situação. (p.52)

7.  Na verdade, o sistema de classes em Atenas se erguia em torno do tamanho dos vinhedos... e os melhores vinhos eram de Lesbos... (p.54)

8. A  dinastia Shang caiu porque estava todo mundo mamado ( p.62)

9. O palácio não pode evitar o terreno baldio. Uma barcaça não pode evitar a palha. Um homem nascido livre não pode evitar o trabalho forçado. A filha de um rei não pode evitar a taberna. (p.33)
________________________________________

A primeira coisa que Noé fez quando as águas do dilúvio baixaram, foi plantar uma vinha.

No Antigo Testamento há umas duzentas referências ao vinho. "Então o Senhor despertou como de um sono, como se fosse um guerreiro dominado pelo vinho". (Salmos)

E a Última Ceia? Jesus toma um trago e ordena a seus seguidores que o façam também: "Este  cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória a mim".

E o casamento em Canaã? Jesus está na festa e acaba o vinho. Então ele transforma água em quinhentos litros de vinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário