quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

E em Paris, LA BELLE DE JOUR considera as denuncias de assédio sexual como uma nova onda de ódio e de puritanismo...E Danusa Leão diz que as mulheres deveriam ser assediadas 3 vezes por semana...


"-Y usted, señorita, qué hace?
-Dirijo el tráfico en la Vía Láctea..."
Alfonsina Storni (1892-1938)




Para ouvir a música clicar no canto esquerdo da faixa...



Cem artistas francesas contra o “puritanismo” sexual em Hollywood (Texto publicado no EL PAIS de hoje)




"Em Hollywood, o movimento Time’s Up, apoiado por mais de 300 atrizes, conseguiu tingir de preto a cerimônia do Globo de Ouro, em protesto contra as agressões sexuais. Na França, um grupo formado por uma centena de artistas e intelectuais tomou nesta terça-feira a direção contrária ao assinar um manifesto criticando o clima de “puritanismo” sexual que o caso Harvey Weinstein teria desencadeado. O texto, publicado no jornal Le Monde, é assinado por conhecidas personalidades da cultura francesa, como a atriz Catherine Deneuve, a escritora Catherine Millet, a cantora Ingrid Caven, a editora Joëlle Losfeld, a cineasta Brigitte Sy, a artista Gloria Friedmann e a ilustradora Stéphanie Blake.

“O estupro é um crime. Mas a sedução insistente ou desajeitada não é um crime nem o galanteio uma agressão machista”, afirmam as autoras deste manifesto. “Desde o caso Weinstein houve uma tomada de consciência sobre a violência sexual exercida contra as mulheres, especialmente no âmbito profissional, onde certos homens abusam de seu poder. Isso foi necessário. Mas esta liberação da palavra se transforma no contrário: nos intima a falar como se deve e nos calar no que incomode, e os que se recusam a cumprir tais ordens são vistos como traidores e cúmplices”, argumentam as signatárias, que lamentam que as mulheres tenham sido convertidas em “pobres indefesas sob o controle de demônios falocratas”.
Entre as promotoras do manifesto estão personalidades que já haviam expressado opinião oposta a esse movimento, quando não abertamente contrárias a certas lutas do feminismo. Por exemplo, a filósofa Peggy Sastre, autora de um ensaio intitulado A Dominação Masculina Não Existe, ou a escritora Abnousse Shalmani, que em setembro assinou um artigo onde descrevia o feminismo como um novo totalitarismo. “O feminismo se transformou em um stalinismo com todo seu arsenal: acusação, ostracismo, condenação”, disse na revista Marianne. Por sua vez, a jornalista Élisabeth Lévy qualificou como “abjeto” o movimento iniciado com rótulos como #MeToo ou #balancetonporc (“denuncia teu porco”). Em um tom mais moderado, Deneuve também se opôs a este fenômeno no final de outubro. “Não acho que seja a forma mais adequada de mudar as coisas. O que virá depois? Denuncia tua puta? São termos muito exagerados. E, sobretudo, acho que não resolvem o problema”, declarou na época. Também Millet, crítica de arte e autora do relato autobiográfico A Vida Sexual de Catherine M., se opôs repetidamente a um feminismo “exacerbado e agressivo”.
As signatárias dizem que as denúncias registradas nas redes sociais se assemelham a “uma campanha de delações e acusações públicas contra indivíduos aos quais não se deixa a possibilidade de responder ou de se defender”. “Esta justiça expeditiva já tem suas vítimas: homens punidos no exercício de seu ofício, obrigados a se demitirem [,,,] por terem tocado um joelho, tentado dar um beijo, falado de coisas íntimas em um jantar profissional ou enviado mensagens com conotações sexuais a uma mulher que não sentia uma atração recíproca”, dizem no texto. Também alertam para o retorno de uma “moral vitoriana” oculta sob “esta febre por enviar os porcos ao matadouro”, que não beneficiaria a emancipação das mulheres, mas que estaria a serviço “dos interesses dos inimigos da liberdade sexual, como os extremistas religiosos”.

Efeitos na cultura

O manifesto alerta também para as repercussões que este novo clima poderia ter na produção cultural. “Alguns editores nos pediram [,,,] que façamos nossos personagens masculinos menos ‘sexistas’, que falemos de sexualidade e amor com mais comedimento ou que convertamos ‘os traumas sofridos pelas personagens femininas’ em mais explícitos”, denunciam as signatárias, opondo-se também à recente censura de um nu de Egon Schiele no metrô de Londres, ao pedido de retirada de um quadro de Balthus de uma mostra do Metropolitan de Nova York e às manifestações contra uma retrospectiva dedicada à obra de Roman Polanski em Paris.
“O filósofo Ruwen Ogien defendeu a liberdade de ofender como algo indispensável para a criação artística. Da mesma maneira, nós defendemos uma liberdade de importunar, indispensável para a liberdade sexual”, subscrevem as cem signatárias do manifesto. “Como mulheres, não nos reconhecemos nesse feminismo que, para além da denúncia dos abusos de poder, assume o rosto do ódio aos homens e à sexualidade”, concluem. O texto provocou nesta terça-feira mal-estar entre as associações feministas na França, que o atacaram nas redes sociais. “Ultrajante. Na contracorrente da tomada de consciência atual, algumas mulheres defendem a impunidade dos agressores e atacam as feministas”, declarou a associação Osez le féminisme (Ouse o feminismo)".

10 comentários:

  1. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2018/01/10/interna_diversao_arte,652553/toda-mulher-deveria-ser-assediada-afirma-colunista-danuza-leao.shtml

    ResponderExcluir
  2. Assédio ou estelionato?
    http://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/cristiane-brasil-43-anos-diz-ter-30-em-app-paquera/

    ResponderExcluir
  3. http://www.bbc.com/portuguese/geral-42633371

    ResponderExcluir
  4. https://www.youtube.com/watch?v=FY1mNpMO1U4

    ResponderExcluir
  5. Viva a Bella da Tarde e demais francesas! Qual a diferença entre flerte e assédio nesse mundo paranoide?Nós homens adoramos o corpo feminino e elas sabem sempre e usam essa arma a seu favor desde sempre...

    ResponderExcluir
  6. https://brasil.elpais.com/brasil/2018/01/12/opinion/1515787792_982094.html

    ResponderExcluir
  7. https://veja.abril.com.br/blog/radar/anitta-fecha-contrato-com-a-renault-para-campanha-publicitaria/

    ResponderExcluir
  8. https://www.youtube.com/watch?v=0ArM4iw6VOg

    ResponderExcluir
  9. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2018/01/17/interna_diversao_arte,653930/musica-de-mc-diguinho-e-excluida-do-spotify.shtml

    ResponderExcluir
  10. https://www.youtube.com/watch?v=EWvmPzZG9os

    ResponderExcluir