segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Cora Coralina, Voltaire e a nova Procuradora Geral da república...

[ O estudo da metafísica consiste em procurar, num quarto escuro, um gato preto que não está lá...]
Voltaire

Hoje, nas primeiras horas da manhã encontrei o mendigo K tentando entrar no STF para assistir a posse da nova procuradora. Estava engravatado e usava um sapato cheio de remendos, mas tão bem engraxado que refletia a fila de políticos credenciados, as vidraças e as colunas daquela casa. Enquanto tentava convencer os guardas de que estava desarmado, de que não tinha antecedentes criminais, que tinha carteira de cidadão, que tinha paixão pela justiça, que tinha dois filhos advogados, que sempre depositou esperanças no judiciário e que desejava testemunhar a posse da primeira senhora na cadeira de Procuradora Geral da República, não descolava da orelha esquerda o radio de pilhas do tamanho de uma caixa de fósforos que sempre o acompanha. 
Lá dentro a procuradora, cercada pelas maiores autoridades do país, recém havia iniciado seu discurso de posse. De repente o vi recuar e desistir de dialogar com o guarda que não desperdiçava a oportunidade de exercer seu micro poder. Cabisbaixo e completamente desolado me dirigiu a palavra.
Desisto! Já não pretendo mais testemunhar essa posse! - permaneci em silêncio e ele continuou -  A doutora acaba de referir-se à Constituição como se fosse uma Cabala e de mencionar além de Deus, o Papa e Cora Coralina... Cora Coralina, a velhinha poetisa de Goiás, ainda vai, mas Deus e o Papa argentino... logo ali nos gabinetes e aposentos de um judiciário?! Quando é que sairemos da Idade Média? Não diziam que estávamos num Estado laico? Agnóstico? E até inspirado em Voltaire?

2 comentários:

  1. ézio, pois não é que a casa caiu pro maior brasileiro vovo genio , pensador, filósofo,detentor da mais alta cultura? A filha acabou de denuncia-lo no Face, da uma olhada no link abaixo...

    https://www.facebook.com/heloisadecarvalhomartin.arribas/posts/10210074974576591

    ResponderExcluir
  2. http://www3.redetv.uol.com.br/blog/reinaldo/post/leia-a-integra-do-discurso-de-posse-da-nova-procuradora-geral-raquel-dodge/

    ResponderExcluir