sexta-feira, 9 de maio de 2025

Uma curiosidade quase freudiana... O cunhador de moedas do Vaticano trocou o nome de Jesus por Lesus... Irão acusá-lo de heresia?


"Quando Cortés perguntou aos chefes astecas de onde tiravam suas facas - eles lhe apontaram o céu..."

Mircea Eliade

Na quinta-feira, justamente no dia em que o novo papa foi entronado, o Vaticano mandou recolher a medalha comemorativa do pontificado do papa Francisco que continha um erro gráfico. O lote de moedas (200 em ouro, 3 mil em prata e 3 mil em bronze), produzidas por um cunhador oficial do Estado Italiano, e que já havia sido colocada no mercado, levava, num lado, uma imagem do papa Francisco e no outro um versículo (em latim), no qual o nome de "Jesus" foi incorretamente trocado por "Lesus". Um lapsus, evidentemente, ou haveria um herege manipulando a forja? Alguém, ainda nas sombras, conhecido por Lesus? Ou teria sido uma ação do anti-cristo disfarçado de ferreiro? A velhinha armênia, ali do mercado, sempre me previne que foram os ferreiros que produziram os pregos que usaram na crucificação de Cristo...

Claro que o cunhador levará um grande esporro, não apenas da Meloni, mas, principalmente, e com muito mais vigor, dos burocratas vaticanistas. 

Em defesa do cunhador, é importante lembrar que erros dessa natureza (apesar de serem sempre inconscientes), não são necessariamente maliciosos, mas comuns. Principalmente este, já que nos teclados do Imac, no geral, o L está logo ao lado do J. E depois, que neste delirante patético e místico mundo, já se usa mais de 70 nomes para referir-se a Deus. Um a mais, ou um a menos, faria alguma diferença? 

E que isso sirva para que os comerciantes de moedas se lembrem que encomendas desse tipo, devem sempre ser feitas aos zíngaros e aos ciganos... A eles, que, com suas bigornas e martelos, no interior das carroças, são os grandes e verdadeiros mestres... Que sabem tudo sobre meteoritos, dinheiro, hipnose e trapaças... E que já driblaram até os alquimistas mais sábios da Alexandria...
















Nenhum comentário:

Postar um comentário