quinta-feira, 25 de junho de 2015

São Paulo na Idade Média...

Quem quiser com vinte passos voltar à Idade Média é só fazer um tour (para não dizer um trottoir) aqui pela Barão de Itapetininga entre a Praça da República e a Conselheiro Crispiniano. E eu que fascinado pela miséria humana e ignorante fui perambular por Katmandu e por Benares… Se conhecesse estas duas ou três ruas teria economizado uns bons dólares…
Aqui se vê de tudo. Falar dos mendigos enrolados em cobertores vagabundos e jogados pelas calçadas é uma repetição tola e vulgar. O que vale a pena ressaltar é que esses cobertores são aqueles que a burguesia doa nas campanhas invernais, mas que ela própria não levaria nem nas mais improvisadas e bizarras pescarias. Enfim, não servem para nada. Paraplégicos se arrastando por aí, putas, desempregados, vagabundos, malandros, os tais e conhecidos compradores de ouro, que agora incluíram em suas tabuletas: Ouro, Dólares, Euros, Prata e até Platina. Daqui a uns dias, podem esperar estarão comprando até pedaços de medula.
A miséria é geral. Um ou outro casal de homo ou de hétero gentilmente se chupando a língua e compartilhando bactérias sob os umbrais, alguém anunciando o trabalho de advogados trabalhistas, a venda de atestados médicos, a confecção de monografias, teses, curriculos, atestado de antecedentes e tudo no meio de um cheiro de carne queimada…. Ouvi a vendedora de uma loja de roupas de terceira dizendo para uma sua colega: - "hoje vou te chupar só por causa disso!"Não sou tão moralista como parece, mas fiquei impressionado com aquela promessa. E, no meio de toda essa loucura, um caminhão da BRINKS, com seus guardas armados de carabinas, recolhendo o dinheiro das lojas…
De um grupo de fanáticos que palestrava sobre o Universo em Desencanto, anotei esta frase pra lá de metafísica: [Quem és "tu" que ilusão é tanta, incapaz de definir o teu "eu" (as palavras entre aspas foram eles que colocaram). Sabeis vós que sois uns corpos imprudentes].
Enfim, o circo aqui é quase inacreditável! E nos faz compreender que o ser humano não é apenas o crápula que sempre acusamos, mas sim um pobre e desgraçado Ser, jogado neste planeta de idiotas...

3 comentários:

  1. Ezio, tres dias de comoção geral na tv aberta por causa de um cantor sertanejo que eu nem sabia quem era e nunca tinha ouvido falar e nem sabia que existia, como sou alienado e desinformado!...alguns amigos que entendem de musica sertanojo disseram que o cara não era tão famosão assim e não entenderam a Globo ficar tres dias babando ovo em cima do defunto falando só nisso...até no postinho da cidade onde moro (interior) a tv mostrava a comoção pela morte do astro do pop sertanojo...vi isso quando fui lá pegar o meu gardenal e também na casa dos meus já velhos pais que ficam o dia e noite inteiros vendo a Globo. como explicar isso? histeria coletiva né?TEU BLOG É SHOW CARA TOU VICIADO NELE !

    ResponderExcluir
  2. E eu aqui ouvindo Lynird e com uma puta dor de estômago após ingerir metade de um abacate. Todas minhas energias mentais estão direcionadas para a fé em uma cagada que me livre desse inferno gástrico. Assim, acabei de perceber as formas estranhas da manifestação divina: íntima como as tripas de um homem.

    ResponderExcluir
  3. Ezio, a correspondência que lhe enviei pelos correios voltou com um alerta de DESTINATÁRIO DESCONHECIDO... Você recebeu pelo menos a primeira? Ou ainda estão me boicotando?

    ResponderExcluir