segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Uma visita de cortesia ao Sertão e ao Conselheiro 3



Por todos os lados, marcas da Teodicéia do Conselheiro, dele que foi fuzilado pelo exército e pela igreja da época e que agora é resgatado e usado demagogicamente por Ongs e pelos padres. O latifúndio e os coronéis continuam os mesmos e o sertanejo, tido como “um forte” é mais bem um ser pré-histórico e um miserável. Intrigam-me essas casinhas sem janelas nas laterais e a verborréia geral, esse monólogo entre surdos. A fé e o bode parecem ser a essência do ser. Foi por aqui (em Monte Santo) que o Glauber Rocha rodou seu “Deus e o Diabo nas terra do sol”. A grandeza e a astúcia do cineasta foi perceber que no sertão tudo daria um filme. O setor das carnes na feira de sábado na cidade de Euclides da Cunha – por exemplo – dariam um longa de horror. Três crimes: um contra os animais, um contra a saúde pública e um contra si mesmos. Como era de se esperar, uma bactéria ingerida no melhor restaurante da cidade e dez dias de sol nos miolos mandaram-me para um pronto-socorro. Dois soros na veia. A delicadeza da atendente ao lado da maca e o sol endiabrado entrando pela janela.

Repito: ainda escreverei um tratado contra o sol e contra toda a sujeira do mundo.

Ezio Flavio Bazzo

2 comentários:

  1. Sobre:

    “Só no país de Hegel e de Nietszche, milhares de pessoas já estão efetivando a troca de sexo. Enquanto homens cortam fora seus apêndices e procuram convencer-se de que possuem uma alma feminil e uma xota mental, as mulheres arrancam os seios, costuram os lábios, incentivam os bigodes e participam de tiroteios na madrugada. A comédia humana surpreendeu a todos. Ninguém, nem os mais realistas, poderiam imaginar que o ódio contra si mesmo pudesse chegar a tanto.”

    'Sobre esse texto acho um tanto radical e preconceituoso.....
    Vivemos numa sociedade muito anti natural devido ao proprio sistema CAPITAL ista,entende?
    Tudo se resume no ultimo momento na questão financeira...e Outra..
    ja sabemos da natureza do ser humano física , a bisexualidade e também da natureza pura da alma...e desde entao o monopólio religioso que se arrasta por séculos tem assassinado pessoas consideradas pagãs, pobres, negras, judias, homossexuais...e assim por diante.
    Tentam a todo custo sob uma mediocridade comum incutir nas mentes viventes que tudo que esta fora dos padrões é doença, engorda, vicia ou morre antes da hora..
    E Outra! Lutar sempre pelos nossos direitos principalmente em relação ao nosso CORPO, templo que usamos da forma que bem nos convem acarretando o que colheremos de bom ou ruim conforme o próprio uso.
    Como dizia o velho Raul..faça o que tu qyeres pois é tudo da lei"...
    Observar um julgamento assim tão radical e preconceituoso, faz com que mantemos algo igual ao nazismo e fascismo bem longe do coraçao.

    Particularmente também acho o seguinte: A filosofia dialética de Hegel seria uma antecipação da filosofia trágica de Nietzsche.'

    Ana Flávia

    Maria Christina marchpr@oi.com.br

    ResponderExcluir
  2. ah... as bactérias. criaturinhas necessárias. eis a sua ironia: se, acaso, pudéssemos ser capazes de impedí-las, logo elas respondem com estratagemas que frustrá qualquer tentativa nossa de se esquivar delas; por vezes, até acho que elas se divertem com isso.

    ResponderExcluir