domingo, 10 de dezembro de 2017

Museus e adegas... Apesar das frescuras intelectivas, o objetivo é o mesmo: a embriaguês.



"De onde venho, não saberia dizer: nos templos, permaneço sem crenças; nas cidades sem ardor; junto aos meus semelhantes , sem curiosidade; sobre a terra, sem certezas. Dái-me um desejo preciso e derrubarei o mundo".
Emil Michel Cioran


Como em Brasília não há museu nenhum que mereça esse nome, (um, roído pelos cupins, está caindo aos pedaços e fechado há uma década e o outro, com uma arquitetura parecida a das catacumbas e que praticamente ainda nem foi inaugurado...) de vez em quando, quando preciso fugir um pouco da realidade, empurrado maliciosa e maldosamente por meus DNAs, costumo embrenhar-me numa das adegas que há ali perto da Feira do Paraguay e passar a tarde inteira por lá, num exercício de sublimação, admirando a vidraria, os rótulos, as cores e os designers novos das garrafas de cachaça, de vodca, saquê, champagne, conhaques, vinhos, absinthos e outros desintegradores do fígado. Como sei que 99% de meus ancestrais eram chegados numa pinga, tenho o maior cuidado para, de repente, não ter uma recaída sistêmica e descambar para a perdição. Mas hoje, inclusive, em homenagem aos velhos italianos de minha infância, até comprei um litro de Vermouth. Amargo como o fel, mas Vermouth produzido em Torino. O faço, provavelmente, em homenagem a meu pai que, depois de uma longa baforada num de seus sofisticados charutos costumava dar um gole nada modesto numa dessas garrafadas. 
Apesar das campanhas moralistas e hipócritas contra o alcoolismo e contra os "pés inchados", ninguém pode negar que este é um setor que vem crescendo de maneira astronômica. E é importante alertar aos economistas e aos astrólogos que além do agro-negócio,  - que eles até se babam quando mencionam - também o consumo de álcool e de rivotril têm mantido a economia aquecida e o hospício social sob controle..















2 comentários:

  1. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2017/12/11/internas_economia,646935/brasil-corrre-o-risco-de-nova-decada-perdida.shtml

    ResponderExcluir
  2. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2017/12/11/interna_cidadesdf,647010/jovem-morre-apos-ingerir-bebida-alcoolica-no-recanto-das-emas.shtml

    ResponderExcluir