quinta-feira, 23 de setembro de 2010

BIENAL DE SÃO PAULO: 5 dos 10 auto-retratos do artista pernambucano Gil Vicente que foram considerados "apologia do crime".


11 comentários:

  1. olha pensando bem....nenhum desses fariam falta.

    ResponderExcluir
  2. Brilhante! Milhões de anônimos empunham junto com Gil e "matam simbolicamente" estas 'personae non gratae'.

    ResponderExcluir
  3. Um Gênio Do Auto Retrato !!!

    ResponderExcluir
  4. Literalmente pensando nao faria falta alguma , mas isso simbolisa uma pedido de dentro de cada pessoa , que por algum motivo perdeu a esperanaça de uma maneira sabendo de quem deveria ajudar nao faz nada !!! O mais hilario foi o do "Papa" "quem age por deus nao tem medo da morte pois ele está com ele "

    ResponderExcluir
  5. Gênio , mais que um gênio um corajoso usando a arte de uma maneira que ele retrata alguns dos desejos mais profundo !!!
    Em fim Otimo trabalho !!

    ResponderExcluir
  6. O Rafa Vai tomar no cu!!!

    ResponderExcluir
  7. a nem carioca no cu doi muito

    ResponderExcluir
  8. Nem comento , ja que nao pode usar msn fica foda ne !!

    ResponderExcluir
  9. Não é tão simples assim - olhar as fotos e achar que nenhuma dessas pessoas fariam falta.
    As imagens são fortes, provocam e me fazem pensar na fragilidade humana - mais frágil ainda nessa situação de total sujeição : poderosos enfraquecidos, destituidos do poder - na mira de um sujeito comum.
    Cláudia.

    ResponderExcluir
  10. A questão é: O tema da Bienal deste ano foi arte politica (visitei a bienal 5 vezes só nesta exposição XD levei quase todos os meus amigos e familia). Tiveram grandes protestos de vários artistas, mas este... de longe foi o melhor (não só por que eu desenho, e adoro tudo relacionado ^^), mas a intensidade da obra. O autor deixou bem claro que nas imagens ele não está matando, e sim ameaçando. Mas pensem a respeito. Porque?
    Em minha interpretação foi: Ele demonstra a revolta das pessoas diante desses "simbolos de poder". Por atos ruins cometidos por eles, e o sentimento de impotencia das pessoas diante disso. Ai vai de casa um observar o que cada uma dessas figuras "supostamente importantes" para a humanidade teriam feito para causar esta revolta tão grande!
    Obras magnificas!

    Obs: Outra coisa para refletir.
    Ele está ameaçando todas as pessoas com uma arma, por que só o Presidente Luiz está sendo ameaçado com uma faca (um meio muito mais frio e sanguinario de se matar alguém)?

    Pensem, pensem...

    ResponderExcluir
  11. TODOS ESSES PODEROSOS PRA MIM DORMEM COM UMA ARMA APONTADA PRA CABEÇA E TALVEZ UM DIA A CONSCIÊNCIA DELES APERTE O GATILHO.....

    ResponderExcluir