sexta-feira, 8 de setembro de 2023

LAVA A JATO... SUJA A JATO...




"Engordem quanto quiserem o gado humano, deem-lhe forragem à farta, dourem-lhe até a cavalariça; diga-se o que se disser, ele continuará na condição de bruto..."

Flaubert





Agora, em Brasília, não se fala em outra coisa a não ser na Lava Jato, na decisão de um juíz, de declarar que tudo aquilo foi uma farsa e de devolver aos "condenados" o cetro de santidade e aos condenadores, o tridente de satanás.

Inacreditável!

E a população, de boca aberta, assiste a tudo como se estivesse num circo infantil e visse o palhaço, de repente, num surto histriônico, arrancar a fantasia de bufon e ficar nu. E mais: ver que não se tratava de um homem, mas de uma balzaquiana, a mesma que, viril e cheia de músculos, em outros momentos, se lançava de um lado a outro, lá nas argolas do trapézio, como um proto-suicida...

Sim, é melancólico, mas o que se poderia fazer?

É a república. Sim, a de Platon. A aberração dos múltiplos phoderes...

E a mídia está em festa! Envenena a plebe semi-alfabetizada com manchetes apocalípticas. Elege ora um babaca de esquerda, ora um babaca de direita e manda estagiárias sexis espioná-los, para saber como escovam os dentes, como trepam e se suas angústias são realmente como acreditava Lacan: por medo do futuro ou por saudades de um pai idealizado... Convoca os jornalistas mais gagás, barnabés que cobriram o judiciário desde Rui Barbosa até as jóias do Bolsonaro, para que façam um historicismo fajuto sobre o cortesanato nacional; pede pareceres a juristas vaidosos e trapaceiros; entrevistam manés nas feiras; colocam as gerentes de redação para entrevistar militantes e militares, disfarçam os sintomas de uma síncope com remédios caseiros. Querem saber coisas que ninguém sabe... e que não se deve saber nunca, numa república democrática!!!...

E o populacho, - tanto os que acham que a Lava Jato foi uma tentativa de purificação da espécie e de despertamento espiritual; como os que se sentiram injuriados e defraudados -, estrebucha. Vão melancólicos às churrascadas paroquiais, às feijoadas domingueiras, às confraternizações dos sindicatos e à outras reuniões profanas de bebedeiras e até às missas na hora do Angelus, de mãos dadas com suas jararacas, o nariz empinado e chupando uma pastilha para mascarar o bafo insuportável de cigarro com cerveja... Até rezam com os coroinhas uma ou outra frase da Salve Rainha, mas só pensando na decisão do juíz de livrar a barra das centenas de condenados... Ah! Senhor! - incluem na reza - como é possível que aquelas máfias estejam, agora, sendo incensadas e canonizadas? Iluminai e dai sabedoria aos juízes, Senhor!!! Do recanto mais profundo e quase sagrado de sua alma lhe vem à consciência um consolo: felizes os que tiveram sabedoria e tempo de converter toda a rapina em esmeraldas!!! E, em seguida, meio confuso, introduz na Salve Rainha uma longa frase de Vargas Vila: Señor! Eu sei, "Una Bella sensación que se prolongara, no sería ya bella, como un placer que se hiciera eterno, no seria ya un placer, sino un tormento..."

O padre, um velho trapaceiro de guerra, 40 anos em seu cativeiro voluntário, acostumado a onanismos e a quiromanias compartilhadas e a fingir que está preocupado com todas as dores do mundo, percebendo que aquele "irmão" está espiritualmente ausente, desce do púlpito e lhe cochicha bem junto à orelha direita. Não se avexe com essa putaria, que nada é para já! Faz parte do espetáculo. Como para Cristo, nosso Reino também não é deste mundo! Seja pragmático: se as ações da tal Lava Jato, durante todos aqueles anos, foram realmente trapaças, o judiciário inteiro, que foi cúmplice, deveria declarar falência; e se pelo contrário, tudo aquilo foi verdadeiro e agora é que se está querendo trapacear a sociedade, o judiciário inteiro, cúmplice, deve pedir concordata... (como as Lojas Americanas...).

Já estava retornando para o altar quando parou para complementar: E se tudo foi uma farsa, ou se a farsa é o que estão montando agora, imagine então as aberrações e a canalhice que se encontraria nos "prontuários" dos 800 mil presos que lotam nossas penitenciárias... Todos condenados pelas mesmas cartilhas e por essa mesma gente... Enfim, não adianta se escandalizar. Todo mundo sabe que, como escreveu F. Schiffter, a sociedade, de cima a baixo, não passa de um vasto orfanato em que os internos procuram inutilmente adotar uns aos outros..." Com todo mundo pedindo pix a todo mundo... E que, como escreveu Schopenhauer: a modéstia é a virtude dos asnos... (?)

De uma sala dos fundos alguém riscava no violino, "distraidamente", uma ou outra nota de Miserere, enquanto um coroinha, com aquela voz de falsetti (que lembrava aqueles eunucos da capela do Duque da Baviera), resmungou: Dominus vobiscum...

E a turma, de joelhos, ainda em jejum, sem saber uma única palavra de latim, retrucou:

Et cum spiritu tuo...



2 comentários:

  1. Pô Bazzo você tem que ir cobrir umas dessas missas bolsonaristas com suas fotos ahahahahahahaha
    https://www.dailymotion.com/video/x8nw4qr

    ResponderExcluir
  2. ´do jeito que o Stalinácio é esperto, não duvido que ele vá pedir uma indenização na Justiça por ter sido preso "injustamente". O Molusco é o rei da malandragem, nunca trabalhou, só viveu de enganar os trouxas, que são muitos, inclusive na esquerda. O povo merece comer picanha não, merece comer é bosta e seca. O Bozo é outro, mas é fraco e medroso, teve tudo pra se tornar um déspota, um super tirano, mas não teve coragem.

    ResponderExcluir