terça-feira, 6 de agosto de 2019

O FGTS & a filosofia da miséria...

". Assassinos em todos os andares, vestidos de ajudantes de cozinha... levando compota de cereja pra lá e pra cá..."
L.F. Celine
(Obs: Quem não conhece a obra de Celine não sabe nada de nada...)






1. O país (principalmente os comerciantes) esta meio eufórico com a breve liberação do tal FGTS. Que porra é essa? E não se fala em outra coisa nos últimos dias, até com um certo frenesi. Até o mendigo K já esta fazendo plantão diante de uma agência da Caixa Econômica Federal para sacar a parte que lhe cabe neste latifúndio . Diz que quer comprar umas botas usadas numa liquidação de garagem.  Os valores destinados a cada "cidadão" deixam mais do que evidente a situação de miséria em que vivemos. Na melhor das hipóteses os beneficiados poderão comprar uma ou duas calcinhas na Feira do Guará (no caso das mulheres)  ou duas ou três pedras (no caso dos fumadores de crack). E os "formadores de opinião" das tvs, que faturam 500/600 mil por mês para ficar cotidianamente nas telas adestrando a tropa dão a notícia com sadismo e ênfase, como se o Estado fosse uma mãe culpada e carinhosa que esta, com  muito sacrifício, dividindo um pastel com seus filhos e agregados... E que os da seita esfincteriana não me venham dizer que isto tem a ver com o governo de plantão. Não!  Isto vem de longe!
E as últimas noticias vindas da LAVA JATO sobre os larápios e ladrões oficiais? Pensar o FGTS à luz dos bilhões rapinados pelas máfias e pelos partidos nos dá uma visão dantesca do buraco em que estamos metidos. E não pensem que a cadeia, a forca ou o exílio fará com que os barões e os magnatas deixem de jogar golfe ou de comer manteiga com geléia inglesa. Devolver alguns bilhões é só uma senha para acalmar a turba invejosa e o rebanho famélico, mas que não alterará nada e nem devolverá nada ao populacho. Como diria Celine: todas estas investidas contra esses larápios nada podem contra o caviar, contra as lagostas, contra a geléia inglesa e contra o champanhe...

2. E os dentes do deputado? 137 mil! Esta todo mundo, (principalmente os desdentados), estupefato com a conta de dentista que um dos deputados apresentou esta semana à Câmara Legislativa. E estupefato não apenas com o deputado em questão, mas com o dentista. Com as escolas de odontologia. Com o preço de uma presa e de um canino, da articulação dos maxilares... Estupefato com esse direito de roubar ao bel prazer que a Sagrada Constituição garante... O que, aliás, apesar de não parecer, também é um sintoma da filosofia da miséria na qual estamos imersos!

Enfim, é só refletir uns minutos para entender que tudo isso é um circo como aqueles que se frequentava na infância. Onde elefantes estão desnutridos, os tigres mais do que adestrados, os palhaços com as máscaras incorporadas ao rosto e onde os trapezistas já tiveram a primeira crise de labirintite, as dançarinas enlouqueceram... e as lonas estão podres e furadas... 
E no meio de toda essa merda fulgurante, quando preciso tomar um fôlego, ler alguma coisa fascinante, planejar uma longa viagem para garantir uma senectude Voltariana, volto a Vargas Vila: "Alçar-se vitorioso, eis aí o Crime Irredimível ante aqueles que se arrastam sem asas no fundo da selva. Vencer é uma imolação... (...)
Toda fé é uma tirania e mudar de fé é mudar de servidão! "

Um comentário:

  1. É isto, apenas isto: "Enfim, é só refletir uns minutos para entender que tudo isso é um circo como aqueles que se frequentava na infância. Onde elefantes estão desnutridos, os tigres mais do que como criar um blog adestrados, os palhaços com as máscaras incorporadas ao rosto e onde os trapezistas já tiveram a primeira crise de labirintite, as dançarinas enlouqueceram... e as lonas estão podres e furadas..."

    ResponderExcluir