sexta-feira, 16 de agosto de 2019

E já que falei da Jacobina Lentz vou falar da Santa Dica e de sua República dos Anjos... Conhece?

"Después vi que es absurdo imaginar que hombres que no llegaram a la palabra lleguen a la escrita"...
J.L.Borges


Para começar a entender a bipolaridade nacional tanto na política, como na religião e como na psique da população, é fundamental rever e analisar as loucuras messiânicas que tiveram (e ainda têm) lugar por aqui, e nem precisa voltar muito atrás, basta que se analise as loucuras do século XVIII, XIX, XX, tipo Canudos (BA-18821897)); Joazeiro (CE- 18721934); Contestado (SC - 1893- 1916); Mucker (RS - 1868-1898) e uma das mais recentes, a da Santa Dica (foto) de 1923 a 1925, aqui no interior de Goiás. 
Além do que você pode encontrar disponível na internet sobre o assunto (artigos, videos, filmes e etc)  existe um livro de Lauro de Vasconcelos, que vale a pena ler, com o título: SANTA DICA: encantamento do mundo ou coisa do povo. Também na Biblioteca da UNB há uma dissertação de mestrado/história, produzida em 1992 por Eleonora Zicari Costa de Brito,  sobre o mesmo tema, com o titulo: A construção de uma marginalidade através do discurso e da imagem: Santa Dica e a corte dos anjos.
Na primeira página dessa dissertação a autora colocou esta enigmática epígrafe retirada de um livro de Philippe Joutard: "Uma história excessivamente clara, sem rasuras, nem hesitações, com uma cronologia correta e sem confusão é um pouco suspeita..." Vale a pena ler.

Um show digno da Idade Média e povoado de jagunços, capangas, milagres, romarias, fanáticos e desvairados mentais... Um show que ainda esta em cartaz, presente e ainda intoxicando o imaginário de nossas esquerdas e de nossas direitas triunfantes... E que insiste em passar-nos um melancólico recado: não se iluda! Não haverá solução antes de mil anos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário