sábado, 31 de agosto de 2019

E nessa pasmaceira de reacionários e de aposentados, quando quero ler alguma coisa transcendente, volto a ler Vargas Vila ou então, a meus próprios escritos...



"Um escravo a quem se deixa a porta de sua cela aberta e se lhe diz: parte!... e que retrocede tremendo, que se abraça às correntes e não parte, por que se queixa da penumbra e da dor de sua prisão?"

"Em sua geração cheia de neuroses, possuída de um furor pueril, intoxicada do vírus religioso, obsessionada pelas pornografias bastardas do amor, pelo cabriolar bárbaro do sport, das expressões clownescas dos five o Clock  e dos Garden party, pervertida pelos erotômanos tonsurados da igreja e os vandevillistas assalariados da política, apegada à vida como um crustáceo, incapaz de ensaiar um voo para fora do pântano pomposo em que vivia, egoísta, anêmica e nula, era dos poucos que, longe das sutilezas escolásticas da política de partido, amavam as soluções definitivas e violentas do pensamento anárquico..."

"A piedade, quê sentido tem no léxico daquele historiógrafo sonolento e pueril que encanta e deleita a alma cândida e feroz de suas congregações submissas? Quê faz sobre aquele coração sem ternura a cruz peitoral, com os braços abertos para todas as misericórdias?"

"As idéias não têm nenhum poder sobre aqueles que não comeram e menos ainda sobre aqueles que acabam de comer. A fome e a saciação são duas formas iguais de bestialidade..."

"As democracias têm isto de triste: escolhem sempre um escravo que as governe. E o que pode ser o governo de um escravo senão uma escravidão?"

"Há um remordimento que o criminoso não conhece e que é, sem dúvida, o mais cruel de todos os remordimentos: o de haver feito o bem, quando esse bem nos foi fatal..."

"... A ambição de dominação num povo se chama imperialismo; em um homem se chama despotismo. O despotismo é a vontade de domínio em um homem, o imperialismo é a vontade de domínio em um povo. Há algo de misticismo nestas duas formas de ambição violenta e fatal. Todo déspota  invoca o nome de Deus para dominar e todo conquistador o invoca para pilhar. Deus é o aliado de todos os déspotas e de todas as conquistas..."

"... Todas as  bestas são a BESTA, nas palavras de Esquilo. E é necessário acabar com o culto da BESTA que quer fazer-se passar por Deus. O coração de todo povo escravo é o tabernáculo propício para a adoração da bestialidade feita divina pela baixeza do adorador..."

"...A história da humanidade se assemelha ao diário de uma velha cortesã: não sabe falar com admiração senão de seus dominadores, e eles fazem todo seu deleite e constituem toda sua vida..."

"Duvide. Nenhuma fé até hoje foi tolerante. A dúvida  é a tolerância. A fé levantou fogueiras, a dúvida não as levantará jamais. Toda fé é uma tirania e todo crente é um escravo. Não acredite...."




como montar uma loja virtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário