quarta-feira, 3 de abril de 2019

Petit fleur...

"É necessário conhecer toda a vileza que existe no coração do homem para compreender todo o direito que tem de ser escravo e de defender sua escravidão. Esse direito de ser escravo é o único direito que os povos disputam com furor. Aos homens livres não lhes resta senão acender seu cachimbo e ficar vendo passar o cortejo dos povos acorrentados..."
Vargas Villa, in: Sombras de águillas, vol. 9, pp.64,65.





8 comentários:

  1. "FAMOSO ESCRITOR, VARGAS VILA, VISITA SANTOS"

    http://memoriasantista.com.br/?p=1949

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela informação e colaboração.
      Vargas Vila é o máximo. Disponho orgulhosamente de sua Obra Completa. Quando quero lançar algum "míssil" sobre a turba, abro ao azar um de seus tomos.
      Dificilmente a América Latina o suportaria.
      Abraços/Ezio

      Excluir
    2. De nada! Mas caramba, justo quando eu comento como anônimo, por pura preguiça, você responde! Hahaha. Lembro bem quando escreveu aqui que comprou a coleção com as anotações de um morto. Faz tempo aguardo o resultado do seu anúncio de traduzir as obras completas dele. Ainda há a intenção? Abraço.

      Excluir
    3. Ezio, desculpe a insistência, mas recomendo também: https://www.radiotelevisionmarti.com/a/cuba-y-censura-en-el-expediente-vargars-vila-/148556.html

      sobre os descaminhos de seu diário..

      Excluir
    4. "Se decía además que Vargas Vila era anarquista y que apoyaba con su manantial de dinero a los seguidores de Malatesta, financiando asesinatos y bombazos contra duques y marqueses, que era homosexual, que presidía sesiones de satanismo con sus amigos y cómplices, que se dejaba sodomizar por un macho cabrío, que era impotente y que éste sería el motivo primordial de su odio visceral a todo lo viviente; que era hermafrodita.

      De manera que políticos y periodistas, curas y empresarios, intelectuales y amables amas de casa hablaban sin parar del "expatriado", el "satánico", el "bastardo", el "lenguaraz despreciable", el "desnaturalizado", "el blasfemo", "el luciferino mendaz", el "enemigo de la paz, el orden y la autoridad", "el decadente pernicioso", el "disolvente", el "degenerado"; para referirse al escritor colombiano." <3

      Excluir
    5. Ah, e foi depois de estar em Santos, brevemente em São Paulo, e no Rio de Janeiro, que partiu para uma das viagens a Cuba citadas na matéria acima (em seguida México).

      Nota sobre sua partida:

      http://memoria.bn.br/docreader/DocReader.aspx?bib=090972_07&pesq=%22vargas%20vila%22&pasta=ano%201924\edicao%2021816

      Excluir
  2. https://www.youtube.com/watch?v=25DCC4hmHnQ

    ResponderExcluir
  3. De nada! Mas caramba, justo quando eu comento como anônimo, por pura preguiça, você responde! Hahaha. Lembro bem quando escreveu aqui que comprou a coleção com as anotações de um morto. Faz tempo aguardo o resultado do seu anúncio de traduzir as obras completas dele. Ainda há a intenção? Abraço.

    ResponderExcluir