terça-feira, 20 de março de 2018

NAPOLI: un paradiso abitato da demoni...

"Napoli è um paraíso habitado por demônios..."
Diz um ditado popular

Basta saltar do trem para sentir-se tomado por uma imensa simpatia pela cidade. Quem já circulou pela Índia ou pelo Nepal, querendo ou não, voluntariamente ou não, começará a fazer algumas comparações, uma e outra associação e mais, perceber que há mais serotonina circulando pelos neurônios...... Teria sido por isso que os deuses, há dois mil anos atrás resolveram ligar as caldeiras do Vesuvio? Por falar nisso, estou num hotel onde, sempre que passa um trem lá fora, tudo aqui dentro treme como se estivéssemos num terremoto de 7.4.
 Dizem que a cidade de Pompéia e arredores que foi derretida pelas labaredas do vulcão era um tremendo puteiro e que Sodoma e Gomorra se comparadas, não passariam de pequenos michês de fundo de posto de gasolina... E talvez seja por isso que até hoje, no Museu Arqueológico aqui da cidade ainda esta exposto e em lugar privilegiado o objeto que era cultuado e praticamente sagrado para os povos daqueles tempos. (Vos falo da imagem acima que ilustra este texto) imagem e história que ainda deve tirar o fôlego das delicadas e sensíveis discípulas de Safo e de lesbos... Enfim, Napoli é Napoli, se é habitado por diabos, isto não tem a menor importância... (Uma vez, claro, que não derrubem meu hotel...)


Um comentário:

  1. Que belo este Benedetto Croce publicado! Há muito pouco dele em catálogo por aqui. Quando puder, não deixe de compartilhar a já tradicional lista de livros adquiridos durante a viagem.

    ResponderExcluir