domingo, 22 de outubro de 2023

Que merda! Cheguei aos cinquenta...






______________________________
EM TEMPO: Este livro me foi recomendado por um peruano conhecido que encontrei casualmente nos arredores do Ibis de Miraflores, em Lima, numa das ladeiras que descem ao Pacífico, e que são usadas em caso de Tsunami.
Nos anos 80, estudávamos na mesma universidade mexicana, ele num doutorado em arqueologia eu, num mestrado em psicologia. Meus professores eram praticamente todos judeus argentinos refugiados, a fina flor da psicanálise, entre eles a famosa psicanalista Marie Langer, que nos atendia em sua casa...
Sempre encontrava esse sujeito no campus da UNAM, nas conferências que havia por lá e sempre estava com seus dois filhinhos amarrados ao corpo, numa espécie de tipóia, como faziam as indígenas mexicanas. Defendia radicalmente a luta dos curdos e sua mulher, todas as manhãs, antes de sair de casa, queimava incenso diante das Obras Completas de Lênin...
Estava visivelmente irritado por já estar com 70 anos e sua mulher ter descambado de Lênin para o budismo e para  o esoterismo... (Buda, me confidenciou, era um idiota que via no desejo a fonte de todos os sofrimentos...)
Quando perguntei-lhe como ia a vida, me respondeu: Esperando Godot!!! Meus três pilares de sustentação estão ruindo: estou à beira da decadência.
Que pilares são esses? Indaguei.
Ora, os pilares que te dão suporte para suportar essa vida de merda: Primeiro pilar: LAZER. 
Segundo pilar: VIDA PROFISSIONAL. 
TERCEIRO PILAR: vida amorosa, respondeu a queima roupa. E completou: e entenda bem:, vida amorosa aqui, quer dizer sexo. Parar de trepar é o fim...  "El mero hecho de quejarse - pensei - puede dar a la vida un atractivo que la haga soportable..."(Nietzsche)
Lá em baixo, no fundo de uma espécie de despenhadeiro, as aguas do Pacífico ronronavam... frias e indiferentes...






Um comentário: