segunda-feira, 30 de outubro de 2023

Como os velhos e as mulheres gerenciarão o amanhã?



"Por que el drama del resentimiento, a diferencia del odio, radica en no tener una razón precisa de ser..."

Frédéric Schiffter,

(IN: Contra Debord, p. 63).






Escandalizados com as infâmias e os massacres que acontecem lá na Palestina, quase ninguém se deu conta da gravidade das estatísticas reveladas pelo IBGE, referente à população atual aqui em nossa 'faixa de gaza':


"A maioria da população brasileira já é composta de 

velhos e de mulheres". 


Mesmo sem ser abertamente gerontofóbico e nem abertamente misógino, como não ficar com os cabelos em pé, diante do porvir?

O que será de uma sociedade com essas duas maiorias no comando?  Com os velhos... naquela mitomania terminal (e cercados de idiotas por todos os lados), com a testosterona zerada; fazendo guerras; contabilizando a mentirada dos séculos; os fracassos e as decepções; pisando em nuvens, curtindo uma solidão irremediável e ainda por cima, esperançosos numa paz de cemitérios e confiantes na volta de Godot... E com as mulheres, depois de três mil anos de escravidão doméstica, parindo um 'eleitor' e um 'cidadão' atrás do outro (contra a vontade)? Depois de séculos indo-e-vindo do tanque à igreja.., e que agora, eufóricas, seduzidas por uma espécie de misandria, abandonam a posição de cócoras e vão para a ponta dos pés decididas a sair do claustro, mas sob a paranóia de, (sem muito eixo, sem muita identidade e sem muito equilíbrio, numa espécie de neurose de repetição), acabar, outra vez nos braços de outros messiânicos, no colo de uma cafetina ou num salão de lupanar???

___________________________
EM TEMPO: Mas não pensem que com o resto da população se estivesse no comando, esse manicômio seria diferente. Observem: quem passa a vida enchendo a cara nos botecos ou berrando nos estados de futebol, normalmente gerencia seu cotidiano pelas encíclicas papais; pelo movimento dos astros, pelos programas de entretenimento de domingo à tarde e pelo TikTok... O que, convenhamos, é uma indigência e uma miséria!



domingo, 29 de outubro de 2023

E, enquanto isso, lá pelas estradas e pelos abismos no meio dos Andes...




 "... Para entender el grito, - como decian los viejos incas - debes tener entrañas, para entender su causa, debes haber oído las flautas de la niebla..."

(William Ospina)