quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Notas sobre algumas bagatelas...

"En las manos del Estado, la fuerza se llama "derecho", en manos del individuo se llama crimen..."
M. Stirner

Quem viu as notícias de hoje de manhã sobre o estado precário, decadente e miserável de alguns dos hospitais aqui do Distrito Federal só vai buscar socorro  neles se for louco. É mil vezes mais confortante morrer em casa, de mãos dadas com uma vizinha benzedeira, rezando em latim ou em tupi-guarani alguma bobagem pré republicana do que estar internado lá num desses pandieros escabrosos. 
E a população, misteriosamente, se submete, não dá um pio. Passa os dias de cabeça baixa, esperando Godot.  Tem medo de desagradar o Estado, os vigários e os patrões de turno. Vai e volta gemendo com suas dores. Resiste.  Reza. E ainda lembra, com um animismo de dar dó que hoje é dia de São Francisco de Assis. Aquele que como o General Figueiredo, gostava mais do cheiro e da convivência com animais do que com seus iguais. Acredita piamente que não tem direito a nada.  Que o SUS é essa porcaria mesmo! E que se tudo é assim é porquê Deus (o grande enfermeiro cósmico) quer que o seja. Inacreditável! Não sabem ou fingem não saber que com o dinheiro que há disponível para essas instituições, daria para transformá-las, do dia para a noite, em "Hotéis Cinco Estrelas". Em prédios luxuosos, com lençóis de algodão egípcio, travesseiros anti-alérgicos, agua potável e morna, toaletes como as do Iguatemi. Tudo sutilmente perfumado, com médicos não trabalhando mais do que 20 horas por semana (para preservar-lhes a saúde mental) e ganhando quase o que ganha um desses jogadores analfabetos de futebol... Bibliotecas, jardins como os de minha avó, salões para repouso, remédios gratuitos e água à vontade... Não acreditam? Consultem as contas bancárias e os livros de contabilidade.
Bah! E diante de todo esse silêncio cretino e de toda essa cumplicidade asquerosa disto que se chama sociedade, fica ainda mais compreensível a frase de Paul Nizan:  
[É terrível ser uma bússola enlouquecida pela tempestade ou uma aurora boreal vagando pelos pontos cardeais em uma escuridão atravessada por repiques, fogos, gritos, onde a loucura faz a festa e mostra pelo canto das ruas sua face jovial..]fazer blog

Um comentário:

  1. Bazzo, Olha a demencia aí:
    http://blogs.correiobraziliense.com.br/maisbichos/hoje-e-dia-de-bencao-dos-animais/

    ResponderExcluir