quarta-feira, 21 de março de 2012

A sedução do dinheiro...

De quando em quando, mais para angariar audiência do que por amor a honestidade e à pátria, uma ou outra das conhecidas tevês instalam armadilhas no caminhos das renomadas ratazanas nacionais e promovem um escândalo de corrupção nas hordas públicas. O resultado é matemático e sempre o mesmo: no outro dias aparecem os doutores de reconhecido saber, os juízes, os parlamentares (e outros...) expressando sua pantomima e sua indignação; a mídia mostra a PF intimando os gatunos; os ministros babam na gravata de tanta “surpresa”; os órgãos envolvidos simulam o cancelamento dos contratos; os senadores promovem uma sessão de lamúrias moralistas dedicada só ao assunto; a autoridade máxima manda fazer uma devassa nas contas dos envolvidos; os bispos da CNBB dizem que essa prática não é nem um pouco cristã; os advogados dos acusados vêm a público e dão um show tão abominável de mentiras que deveria matar de vergonha a Ordem dos Advogados do Brasil, etc... enquanto o populacho, em sua insignificância e malignidade, goza por aí torcendo e acreditando na desgraça eminente dos corruptos. Pura ilusão! Três ou quatro dias depois a febre diminui, a doença nacional regride, os sintomas desaparecem (apesar das causas seguirem tão robustas como antes) e voltam a ficar latentes até que novamente passam a interessar a outra mídia ou a algum outro desvairado e obsessivo Don Quixote. No escândalo desta vez, como o ritual da gatunagem foi filmado pudemos ver a expressão corporal e ouvir as falas dos acusados. Quê material precioso para os filósofos e para os antropólogos!!! Aqueles homens e em especial aquela gorducha sim são os verdadeiros representantes de nossa espécie...


Obs: A respeito do dinheiro e da riqueza, deixem de ser ingenuos. Prestem atenção, façam as contas, olhem ao vosso redor e não se iludam de que é possível ser rico sem ser um ladrão.

2 comentários:

  1. Rogério Rodrigues22 de março de 2012 08:51

    Interessante que a mídia trata o "episódio" como um caso isolado sendo que os gatunos mesmos afirmaram no vídeo, coisa que todo mundo sabe, que a malandragem é de praxe. Por isso que aprecio o estilo do Ezio de generalizar logo tudo evitando o cinismo e a perda de tempo.

    ResponderExcluir
  2. Além desses ainda tivemos a batalha entre os estelionatários da fé da IURD e da Igreja Mundial do Poder de Deus... A semana tá recheada de "escândalos".

    http://noticias.r7.com/brasil/noticias/ministerio-publico-investiga-lider-da-igreja-mundial-20120320.html

    ResponderExcluir