sábado, 7 de dezembro de 2019

Os negros contra um negro. Que porra é essa?


"Solo perduran en el tiempo 
las cosas que no fueron del tiempo..."
J.L.Borges

 Indicado para assumir a presidência da Fundação Cultural Palmares, Sergio do Nascimento Camargo (um jovem negro), esta sendo flechado por todos os lados pela comunidade e pelos movimentos negros do país. O argumento dos indignados para querer arrancá-lo de lá se baseia na discordância a respeito de suas recentes declarações político/raciais. 
Reivindicam em fúria, junto a um judiciário (100% branco) que sua nomeação seja suspensa. Ora!, não lhes parece um paradoxo? Um negro, finalmente um negro assumindo a presidência de uma instituição de primeira linha e seus iguais querendo derrubá-lo e destruí-lo? Baseados em quê, além de em suas próprias neuroses? Que porra é essa?
Estão querendo o quê? 
Será que secretamente não gostariam de ter lá na cúspide burocrática daquela Fundação um albino Finlandês com os olhos cor do mar? Não estariam sendo racistas? Expressando um sentimento de desvalia e de descrença com relação ao próprio grupo étnico a que pertencem? 
Acho essa rejeição, além de racista e irracional, uma idiotice. Uma Reação de subalternos, como diria Gramsci. Essa impossibilidade de lidar com quem pensa diferente e essa necessidade de ficar pregando para convertidos é uma desgraça nacional. 
Ao invés de querer "derruba-lo", deveriam fortalecê-lo, dar-lhe todo tipo de apoio e, finalmente, a palavra, para que aprofunde suas idéias sobre os assuntos considerados polêmicos e, se for o caso, aproveitar para demonstrar-lhe (via razão e não via superstições) os pontos onde esta equivocado. Eu, sinceramente, tenho a maior curiosidade em conhecer suas teses e seus argumentos... 
Se não for assim, companheiros, não se têm a mínima chance de  crescer e muito menos de conquistar algum tipo de soberania. Não é verdade?
E vamos lembrar as duas frases do Malcon X: "Você não pode odiar as raízes de uma árvore e não odiar a árvore. Você não pode odiar a África e não se odiar."

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2019/12/06/interna-brasil,812189/movimento-negro-reune-assinaturas-contra-nomeacao-de-sergio-camargo.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário