quinta-feira, 28 de novembro de 2019

E o Uruguai... vuelve a la derecha!

"Para o pobre, até a noite de núpcias é curta".
Provérbio polonês

O mendigo K aguardava a chuva passar encostado no umbral da porta de uma dessas padarias vagabundas que predominam na cidade. Acabara de tomar um café com um uruguaio que vive por aqui e que lhe havia confessado que acende velas diariamente ao Mujica. Lembra do Mujica?, me perguntou. Aquele dos Tupamaros? E do fusca? Seguiu dizendo que nos tempos dos Tupamaros era adolescente e não perdia um lance daqueles revolucionários. 
O que aconteceu? Para onde foram? 
Só sobrou o velhote do fusca? Disse que os admirava. Que nunca esqueceu suas façanhas ácratas . Mas que depois deles o Uruguai entrou numa decadência, num clima de superstições e numa caretice de dar pena.  E veja que ironia: apesar de ser do tamanho do Acre, de ter um PIB até menor que muitos de nossos bordéis e de 50% de sua população não saber muito bem quanto é 8X8, instituiu o matrimônio entre homossexuais, legalizou o aborto e liberou os baseados. Teria sido o tal Mujica, o idealizador intelectual dessas reformas? 
Agora que a direita voltou ao poder a preocupação maior dos perdedores é que voltem a proibir os baseados, que criminalizem a sodomia e que obriguem as meninas a levarem a gravidez, por mais indesejável que seja, até o final...  (e não pensem que o preconceito com o aborto é por humanidade ou por amor à espécie. Não! É simplesmente para garantir mais um 
cristão, mais um recruta, mais um eleitor e mais um cretino no país!)
Mas essa preocupação é pueril, concluiu. Direita e esquerda são a mesma coisa. Os dois lados de uma mesma e falsa moeda!  Não há nada que verdadeiramente as diferencie. Compará-las é mais ou menos como comparar a Igreja dos Adventistas do Sétimo dia com a do Reino de Deus. Só se distinguem por algumas bagatelas e por algumas nuances. Por mais que os asseclas dos dois lados façam de tudo para marcar alguma diferença entre eles, o essencial é o mesmo e ambas são beatas e reacionárias.
Terminou seu breve discurso, bateu-me nas costas e, antes de meter-se chuva a dentro resmungou esta frase de Cioran: Um pensamento Bazzo.., um único pensamento.., mas que fosse capaz de destruir o universo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário