quinta-feira, 22 de agosto de 2019

O mendigo K e o Eclesiastes... (Seria ele o precursor de Max Nordau, de Schopenhauer, de Stirner, de Freud e de Cioran?)

Hoje, quinta-feira de agosto, meu cachorro acordou-me antes das seis porque precisava ir dar uma mijada e queria que eu o acompanhasse.  Já naquela hora a manhã estava cheia de vitalidade, com uma fauna inteira gritando em minha varanda. Que porra é essa? Pensei. Enlouqueceram?  Lembrei daquela psiquiatra que escrevia: para alguém em estado maníaco, até o ambulatório em pedaços e sucateado, às sete da manhã, onde trabalha, lhe parece uma maravilha...
Mais tarde encontrei o Mendigo K em frente a uma igrejinha vagabunda que existe aí num subsolo também vagabundo. Estava encostado numa parede assistindo aos "irmãos" que entravam e que saiam daquele suposto templo mais parecido a uma toca de tatu do que uma alcova divina. Todos com cheiro de sabonete, os sapatos lustros, o punho das camisas cobrindo quase as mãos inteiras. Os que entravam com as "esposas", parentes e agregados pelo portal em reforma permanente  o faziam com uma certa soberania e até soberba, mas os que saiam vinham paradoxalmente se arrastando como se levassem correntes e bolas de ferro nas canelas e todas as desgraças do mundo nos ombros. Lembravam os fodidos prisioneiros da Sibéria descritos por Dostoievski...  E todos com  uma agenda preta nas mãos que, evidentemente, deveria ser a Bíblia. 
Não deveria ser o contrário? Me perguntou o mendigo. Não deveriam entrar carregados de pecados, culpas, cafajestices, indignidades, roubos, prevaricações (quis escrever fornicações), apalpadelas indevidas, pensamentos antediluvianos, deprimidos e sairem aliviados, leves, delirantes e até maníacos?
Fez um silêncio e ele próprio respondeu. Ah, é que o pastor deve tê-los envenenado e intoxicado com bobagens metafísicas, lhes aumentado o percentual do dízimo e recitado pela milionésima vez páginas do Eclesiastes... Fez outro longo silêncio e resmungou para si mesmo: é que esses merdas nem sabem ler! Não têm subjetividade. Interpretam tudo ao pé da letra e se fodem...
Foi se retirando... e rindo me perguntou: Você que diz crer exatamente porque é absurdo, você já leu o livro do Eclesiastes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário