domingo, 30 de junho de 2019

Outro domingo de sol...

{ Se siete
compassionevoli con i crudeli terminerete essendo crudeli con i compassionevoli...}
Talmud

O primeiros raios de sol batem de cheio nas vidraças do prédio da frente onde uma mulher anônima, sonolenta e preguiçosa,
recém saída da cama se deleita, com a crença, quase religiosa, de que se expondo logo de manhã à luxuria desse astro pode aumentar sua vitamina D, fortalecer os seus ossos e até mesmo atingir a imortalidade...
Encontrei o mendigo K ainda enrolado num cobertor nos arredores de um mercado. Nos meses de inverno, confidenciou-me,  prefere dormir ali porque já sabe (já conhece o movimento da terra) que uma réstia de luz no início da manhã é fundamental para salvá-lo de uma hipotermia... 
Foi logo resmungando: domingo, outra vez, Bazzo! 
Não nos damos conta, mas o próprio universo parece sofrer de  TOC (transtorno obsessivo compulsivo)... E, em função disso, nos submete a todos, animais e plantas, burgueses e lupemproletários a uma repetição idiota!, onde os calendários parecem ser os breviários dessa roda de moinho e dessa peregrinação interminável!
Uma velhinha das redondezas, a mesma que há dez anos alimenta  uns gatos que vivem por ali, convidou-o maternalmente para ir à missa antes de oferecer-lhe um yogurt  sem lactose e sem glúten. Ele o aceitou, mas sem conseguir dissimular um certo desprezo e, para rebater o convite de ir à missa, lhe recitou um pensamento de Marx: "A religião, minha senhora, é apenas um sol fictício que se desloca em torno do homem enquanto este não se move em torno de si mesmo..."
Do rádio do porteiro desse mesmo prédio se ouvia noticias sobre o sujeito do intercept  que ainda esta chantageando o país com as estórias do Moro. Ainda com o yogurt na mão me disse:
Aí esta a prova de que somos um povo confuso e subserviente! Em qualquer outro país do mundo teriam resolvido este assunto já nos primeiros dias!!!
Como? Perguntei-lhe.
 Primeiro, disse colocando-se em pé, investigando as noticias de imediato. Analisando se as denuncias que o forasteiro vêm apresentando são verdadeiras e relevantes ou não. Se o são, agradeceriam o cara, lhe concederiam a Gran Cruz da babaquice internacional, o mandariam embora e em seguida implodiriam completamente o judiciário.
 Por outro lado, se concluissem  que os documentos são uma fraude, falsos e a serviço de canalhas e de embusteiros, dariam um cacete inesquecível no sujeito e em seus asseclas e os mandariam de imediato para o segundo ciclo do inferno de Dante... Me entende?
Disse isso com uma certa agressividade, jogou o yogurt contra uma árvore, enrolou seu cobertor, colocou-o em baixo do braço e sumiu...

Um comentário: