quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

As hipocrisias e as paranóias a respeito do armamento...

"A ciência, para progredir necessita transformar o cientista em um primitivo, em um bárbaro moderno..."
José Ortega y Gasset
(Citado por Alfonso Berardinelli IN: El intelectual es un misántropo, p. 17)



O país inteiro discute hoje o Decreto assinado ontem pelo  atual presidente da república sobre armas e armamento. 
Curiosamente, há um moralismo quase doentio a respeito do assunto, como se as armas fossem, necessariamente, a antítese da vida. Mas não são. São apenas armas. As atuais, inclusive, representam uma das conquistas mais importantes do Renascimento, do iluminismo e da Revolução industrial. 
E não apenas para guerrear, para intimidar ou matar-se uns aos outros, mas inclusive como peças decorativas. 
Eu mesmo já convoquei uma arquitecta/designer para decorar minha biblioteca com um fuzil ou com uma carabina. Fico imaginando um Kalashnikov pendurado ali sobre a obra completa de Freud ou sobre os pensadores da Escola de Francfurt... Ao lado da Bíblia, do Corão, do Talmud e do Livro de Mirdad... Do livro egípcio do Mortos... Ou então uma daquelas metralhadoras super-modernas (que os guardas do Vaticano exibem enquanto os beatos do planeta se enfileram como cabras para ver o Papa argentino) pendurada na horizontal entre os livros de Bakunin, de Malatesta ou de Flores Magon... e com o cano sobre meu violino... 
Um acabamento em madeira na coronha, uma mira telescopica e três ou quatro pentes repletos de cartuchos... Quando os intelectuais com suas delicadezas sacerdotais e obsessões pela paz, ouvem falar em cartuchos pensam logo na Cartuxa de Parma.. Quê miséria!.
Apesar dos especialistas em hormônios ainda não terem compreendido, acredito que há uma relação importante entre testosterona e armas... Os psicanalistas, petimetres e urbanos, para atacar os que vão à análise armados gostam de dizer que a arma (simbolicamente) é uma compensação para aqueles que têm pau pequeno. Errado. Pertenço a um clã onde todos eram muito bem dotados e onde todos tinham em suas casas três ou quatro espingardas atrás das portas, junto aos crucifixos e ao lado de uns ramalhetes secos de arruda, sem falar das pistolas que levavam enfiadas no cinturão, sobre o umbigo e com a ponta do cano no meio dos pentelhos...  
E la nave va...

6 comentários:

  1. ... Um clã muito bem dotado!!?? Hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. Psicanalistas costumam deixarem se levar por essa praxis de fazer associações semióticas rasteiras...e se acham...

    ResponderExcluir
  3. https://www.youtube.com/watch?v=ONqaXpen7gs

    ResponderExcluir
  4. https://www.youtube.com/watch?v=1m1VCGDEi2g

    ResponderExcluir
  5. Podia iniciar com as tratativas para a implantação de uma transbrasiliana, assim como a implementação do saneamento de norte a sul (redução dos agrotoxicos...esquece...a bancada ruralista já tomou conta)...mas quem sabe se matando uns aos outros acaba logo com isso e fomenta condições para a edificaçao de um novo povo brasileiro, purificado do seu parente mau-caratismo.

    ResponderExcluir
  6. Maria Helena Sleutjes20 de janeiro de 2019 às 09:48

    kkkkkkkkkkkkkkkk A melhor crônica sobre o assunto! Abraços

    ResponderExcluir