quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Madrid: a cidade das loterias e das manifestações...

"...Cuando el escenario  del mundo se derrumba, llega la orquesta y se pone a tocar... "
Karl Kraus
(IN:  La tarea del artista, p. 24)

Para quem gosta de 'manifestações' Madrid é o máximo. Nos dois últimos dias acompanhei pelo menos umas três. Uma contra a epidemia de motonetas (Scooters Elétrica) pela cidade, sempre com um idiota em alta velocidade em cima daquelas duas rodas atropelando alguém... Havia muitos velhos assustados, atropelados e indignados na manifestação, muitas pessoas em cadeiras de rodas e outros traumatizados.














Mais tarde houve uma outra na Puerta del sol, em frente ao prédio de la gobernación esta, denunciando a demora nas filas dos hospitais. Também muitos velhos e pessoas com algum tipo de deficiência.












E ontem, a mais barulhenta e importante foi a dos agentes penitenciários. Desceram pela Gran via até Cibeles, gritando e soltando rojões... Curiosamente, as três tinham como pano de fundo a morte.
Não precisa nem consultar os oráculos para saber que a Europa esta num processo de autofagia. Até os fascistóides usam expressões de espanto e interjeições para referir-se à guinada da Europa para a direita, com o Trump e o Bolsonaro  sempre em pauta. Usam seus nomes para justificar que a problemática é universal... A esquerda teve vinte anos para colocar em prática sua utopia e só fez merda de um extremo a outro do planeta, me dizia um catalão enfurecido...
E qualquer dona de casa, e nem precisa ser das mais pessimistas, e nem ter lido el sentimiento trágico de la vida de Ortega y Gasset, na primeira oportunidade faz questão de anunciar que esta se armando uma TERCEIRA e grande guerra mundial... Como não lembrar dos delírios e das ficções dos milenaristas?  
Mas hoje o INE (Instituto Espanhol de Estatística) publicou um dado importante e esperançoso para os misantropos: no último semestre - diz a pesquisa - o número de nascimentos por aqui foi quase a metade do número de mortos: 179.794 nascimentos, para 226.384 mortos... O que quer dizer que com paciência, se chegará lá!












2 comentários:

  1. https://www.youtube.com/watch?v=lVQydnFfp7Q

    ResponderExcluir
  2. Aí parece bem divertido mesmo Bazzo.
    Mas o Brasil ainda é insuperável...
    tem futura ministra que já viu Jesus no pé de goiaba
    https://www.youtube.com/watch?v=mAgeb3M3H_c

    ResponderExcluir