sábado, 15 de setembro de 2018

Realmente, a estupidez é um transtorno de caráter...




Todos se lembram que nas duas últimas semanas de agosto aconteceu aqui em Brasília, a 4a. Bienal do livro e da Leitura e que os organizadores, a polícia e outras forças transcendentais, por pura burrice, não permitiam que se estacionasse na avenida que fica em frente ao local do evento, causando um transtorno incompreensível aos visitantes e um prejuízo imenso ao evento. Pois bem, hoje foi a vez da abertura do 51 Festival de Cinema de Brasília, ali no Cine Brasília, EQS 106/107.
Quem tentou chegar lá para assistir o filme das 21:00 horas (Los silencios), não conseguiu, a não ser que tenha ido a pé ou a cavalo. 
O motivo? Impossível estacionar. 
Tudo por lá está em reforma e interditado. 
Quatro burocratas engravatados orientavam os motoristas a irem estacionar na 902 (Colégio Dom Bosco a uns vinte minutos dali) e que de lá para o Cine Brasília seriam transportados gratuitamente por um carro do governo. E que depois do filme, seriam gentilmente levados de volta para onde estavam seus respectivos carros ou suas respectivas carruagens... Acredite! Faça um esforço para acreditar! Isto não é literatura barata é a mais descarada comprovação de que a burrice foi além do previsível e que agora chega a se confundir com um transtorno de caráter... 
Como não sou lá um grande admirador dessa arte, (tudo nela me parece falsificado e ordenado 'texto, imagens e música' apenas para hipnotizar e atordoar o rebanho lá na media-luz no fundo da sala e louco para ser iludido enquanto se atraca com um saco de pipocas) voltei para casa enfurecido.., sim, enfurecido.., mas não o suficiente para deixar de querer saber o que aconteceu com essa gente? Por que fazem de tudo para prejudicar a si e a seus projetos? 
Seria uma pandemia de masoquismo? O que fizeram com o bom senso e com a estética instintiva? Não querem pensar? Ou não conseguem pensar? Estariam necrosados? Fumaram, beberam ou comeram demais? Quê porra é essa?
Se na semana passada, com aquela idiotice na Bienal do livro eu me questionava se os livros teriam servido para alguma coisa, agora, diante de estupidez semelhante, é inevitável me questionar se o cinema (por mais revolucionário que se considere), tem realmente servido para algo? Bah!!! 
Desse jeito corremos seriamente o risco de nos assemelharmos a aquele esbirro de Hitler que dizia: 'quando ouço falar em cultura, vou logo sacando minha arma!"
E la nave va...





3 comentários:

  1. https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2018/09/15/interna_diversao_arte,706041/filme-com-dilma-no-festival-de-brasilia.shtml

    ResponderExcluir
  2. http://fatoefarsa.blogspot.com/2013/07/mitos-da-inauguracao-do-cinema-fatos-e.html

    ResponderExcluir
  3. Quer masoquismo maior não haver malha ferroviaria nesse pais?

    ResponderExcluir