quinta-feira, 9 de agosto de 2018

Parole... Parole... Parole...






"... As más companhias conduzem os homens à forca..."
Maquiavel

É impressionante e quase inacreditável a importância que a mídia vem tentando dar ao teatro e ao circo do Primeiro debate entre os candidatos à presidência da república que acontecerá nesta noite. Impressionante! Mais do que impressionante!
Mesmo que a população inteira estivesse bêbada e dopada ou que carregasse um diagnóstico de retardo mental, mesmo assim, esse malabarismo seria um ato canalha. Uma farsa! Para a tapeação ser mais convincente seria importante que o Lula estivesse presente, ou que pelo menos pudesse falar lá detrás das grades. Também o Cunha e o Cabral... Quem é que não se lembra e que não tem saudades dos debates onde estava presente o Antonio Carlos Magalhães? O Collor? O Itamar? O Sarney? o Juruna? O sr. Maluf? O Fernando Henrique? O Janio Quadros? O Tiririca? O Brizola? O marechal Deodoro da Fonseca? Aliás, onde está o candidato do PCO? E todo mundo esta ansioso para ver a Manuela. Seria portuguesa?
E a mídia não para de anunciar que montou uma Super estrutura, um emaranhado fantástico de fios e de pontos cibernéticos. Quer a todo custo turvar as águas para dar a impressão de profundidade e não perder as publicidades... Quem vai bancar esse show? Uma fábrica de automóveis? Um novo medicamento? Uma nova margarina? Uma agência de viagens? Vamos ver.
 Quem é que não lembra do Bauman, quando afirmava que os progressos nos meios de comunicação abriram as portas para todo tipo de imbecilidades? Ou do Althusser sobre os aparelhos ideológicos??? 
Os marqueteiros passaram a tarde convocando a população para que não perca nada. Acredite! Uma SUPER ESTRUTURA onde estarão presentes jornalistas internacionais e todos os nossos! Os mesmos (ou réplicas) daqueles que estiveram la no Roda Viva e depois lá na Globo News... Lembram? Tudo bem, mas quem é que já não sabe quais serão as perguntas e quais serão as respostas? 
 Ao Bolsonaro, perguntarão se é homofóbico. À Marina, farão um ou outro questionamento sobre a devastação da Amazonia e talvez até sobre feminicídio. Ninguém dará um pio sobre os energúmenos argentinos que ontem votaram contra a legalização do aborto... Aliás, apesar de toda a demagogia vigente, só neste final de semana assassinaram três mulheres aqui na Capital da República... Ao Alckmin, alguém acusará de ser da Opus Dei. Também acusarão o Ciro de falar palavrões. O Bollos será ironizado por ser Lacaniano. Só a ciência é subversiva, dizia Lacan... Ao Haddad, perguntarão se pensa com seus próprios miolos ou se é apenas um lacáio do Lula... Ao Meirelles, por puro preconceito contra a senilidade, ninguém perguntará nada... 
As baboseiras sobre Previdência, Impostos, moradia, emprego e Distribuição de Renda prevalecerão durante todos os monólogos... Parole! Parole! Parole! As cadeiras desse oráculo fajuto e ordinário já estão até marcadas. Daqui a pouco todo mundo estará nos postos. Há um holofote sobre cada um... Bem que poderia ser a espada de Damocles! Os atores ainda estão em suas bases pintando os bigodes, aparando as unhas e cortando os pêlos do nariz... 30 anos de debates! Ninguém vai perder nada! Promete a tv que promoverá a festa... Claro que escolheu um horário bem distante da novela Asas do amor e das outras dos canais concorrentes... Sabem que ninguém deixaria de ver as novelas para ouvir esses velhos e impostores caciques... Vai na internet, na rádio, na tv, no YouTube, no google, no instagram, no jornal de amanhã... Compre pipocas. Fique com os pés numa bacia de água morna e reze alguma coisa. 
Quem é que não vomita ao ouvir novamente aqueles senhores falando em saúde? Em educação? Em segurança? E em nome de Deus? Aliás, algum cínico soltou hoje, logo hoje, a notícia dos 60 mil homicídios no país! Guerra civil? Muito pior! E enquanto for entre suburbanos ninguém tomará conhecimento... Vamos ver quem é o canalha que terá coragem de fazer alguma promessa, ao vivo, depois de um dado desses? 
E o saneamento básico? Todos jurarão com escárnio que essa chaga será finalmente resolvida. Mas nem sequer sabem que o botulismo está de volta, junto com o sarampo e com a sífilis. Povera gente!!!

5 comentários:

  1. https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2018/08/10/interna_politica,699898/primeiro-debate-televisivo-tem-ataques-e-troca-de-farpas-entre-candida.shtml

    ResponderExcluir
  2. https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=UzhNiszarVU

    ResponderExcluir
  3. http://www.granma.cu/mundo/2018-08-09/colonialismo-20-en-america-latina-y-el-caribe-que-hacer-09-08-2018-19-08-32

    ResponderExcluir
  4. https://veja.abril.com.br/blog/dora-kramer/so-faltou-o-principal/

    ResponderExcluir
  5. http://www.granma.cu/mundo/2018-08-10/lula-sale-vencedor-en-primer-debate-presidencial-pese-a-su-ausencia-10-08-2018-20-08-17

    ResponderExcluir