sexta-feira, 27 de julho de 2018

Argos, o cão de Ulisses... Morrer de pensar...





Já entardecendo, nestes dias de "inverno", encontrei o Mendigo K. em frente a uma espécie de albergue onde estão hospedados temporariamente os venezuelanos que fugiram de seu país... Estava lá solidário com os exilados e lembrou-me que a Venezuela tem a Símom Bolívar, uma das mais renomadas orquestras sinfônicas das Américas e que já teve até um Ministério da Inteligência...
Fez silêncio enquanto acariciava a cabeça de seu cachorro que, como uma esfinge a seus pés, observava atentamente os movimentos dele e os meus. Chama-se Argos, me disse. Argos como o cachorro de Ulisses. O Ulisses da Odisséia. 
Um dos momentos mais emocionantes da leitura da Odisséia - continuou - é quando Ulisses, depois de vinte anos, retorna para Ítaca, sua casa, e o faz disfarçado de mendigo, porque quer eliminar aqueles que, durante sua ausência, ficaram insistentemente querendo comer Penélope, sua mulher. 
Ao chegar em casa é reconhecido de imediato por seu cão Argos, já velho e muito doente. Só o cão o reconheceu. Moveu a cauda e as orelhas numa legitima demonstração de saudades e de afeto e em seguida, como se precisasse manter o anonimato de seu dono, morreu. (ver obra de Pascal Quignard: Mourir de penser, página 21, Gallimard, 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário