terça-feira, 29 de maio de 2018

Onde estão cagando os caminhoneiros?

Hoje à tarde, com o sol já se pondo lá pelos lados dos Pirineus (?), encontrei o mendigo K na estrada que liga a cidade a uma granja de galinhas. Estava lá numa fila imensa, com outros mendigos esperando que o granjeiro começasse a fazer a doação de ovos e de frangos prometida. Frangos já meio adoentados pela má alimentação da última semana e com as cristas ensanguentadas mas, segundo ele, ainda em  condições de serem comidos. Percebi que estava meio transtornado, falando demais e num tom alterado. Quando viu que eu levava dois livros em baixo do braço foi logo ironizando: Livros? Para que servem essas merdas? 
Veja aí, os caminhoneiros, analfabetos de pai, de mãe e de avós que, sem nunca terem lido nada e sem conhecerem as táticas stalinistas e trotskistas pararam o país por dez dias. Que colocaram o governo e seus lacaios no chinelo, que colocaram a população em pânico, que exigiram do Estado o que bem entenderam, inclusive alterações nas leis para beneficio próprio e de seus "patrões"... e  onde estavam os doutores da Escola de Francfurt? Os sábios assessores governamentais? Os intelectuais inveterados? Os filósofos de plantão? Os famosos formuladores de políticas públicas? Os bem pagos gestores de Estado? Os homens sem rosto da intelligentzia? Fez um silêncio, um longo silêncio quase igual aos que ocorrem num processo de análise entre o suposto saber e o paciente e completou: Mas o mais curioso e patético disso tudo, é que esses senhores das estradas estão sendo apoiados tanto pela esquerda como pela direita. Tanto pelos que clamam pela volta do Lula como pelos que juram eleger o Bolsonaro. Que "livre arbítrio" e que maniqueísmo pobre e miserável! Fui ao DSM-IV-TR... Parece evidente que há algo de senil nesses bandos opostos! Já que a senilidade não tem partido e nem causa.
Pronunciou esta última frase com um certo tom de indiferença e deu uns passos em direção ao portão da granja onde a doação de aves e ovos já havia iniciado. De longe, mais para fazer média com seus amigos mendigos do que para provocar-me fez uma declaração pra lá de escatológica: Uma coisa que gostaria imensamente de saber é onde os caminhoneiros cagaram durante esses 10 dias em que estiveram estacionados ao longo das estradas...

Um comentário:

  1. https://veja.abril.com.br/blog/parana/em-londrina-homem-poe-fogo-no-proprio-carro-em-apoio-a-caminhoneiros/

    ResponderExcluir