domingo, 26 de novembro de 2017

Miguel Angelo e o micro e ridículo pênis de David...



Qual teria sido a  verdadeira intenção de Miguelangelo ao esculpir a estatua de David, essa aí de Florença, com um genital desse tamanho? Ora! Que vexame! Isso não é um genital que se apresente! Simulacro descarado! Isso é o "pipi" de uma criança de três anos. Uma vergonha! Uma heresia! Uma obra descaradamente anti-sexual. Um monumento a serviço do papado e à morte da libido! Uma aberração estético/sexual! Quase uma provocação para com o cara que matou Golias com apenas uma pedrada e também para com um povo que teve entre os seus um Casanova, um Nero, um Calígula e um Paganini. Estaria o escultor, já naquela época prestando algúm serviço às habitantes de Lesbos? 
Alguns críticos que conheço dizem que na mão direita de David há oculta uma pinça. Não sei. Mas mesmo assim Florença continua recebendo todas as semanas milhares de turistas famintos por arte e por cultura e todos se enfileiram por ali, pela Via Ricasoli, para fotografar aquele escândalo anti-pênis e anti-homem, aquela obra anti-genital e aquela afronta ao phalo... Que porra de Renascimento representava esse tal Miguelangelo? 
Freud, em 1913, dedicou também a ele (como o fez com Leonardo da Vinci) e a sua escultura de Moisés uns quatro capítulos, mas não mencionou para nada o ridículo pênis de David. E ele, mais do que ninguém, especialista em histerias e em narcisismo primário, bem que poderia ter dado alguma explicação ao caso, não é verdade? 
Vejam como a imagem abaixo explicita bem a diferença de "mentalidades"
 entre os florentinos e os atenienses...


Como resmungaria Vargas Vila: "A virtude cristã é uma virtude de escravos (...) O cristianismo que prostituiu todas as artes não conseguiu criar nenhuma. Toda a estatuária cristã não produziu uma Vênus de Milo e nem sequer uma Vitória de Samotracia. Toda a pintura cristã, desde Raphael até Puvis de Chavannes, não serve senão para fazer a humanidade sentir a ausência insubstituível de Fidias e de Polignoto (...) Os escravos e os monges que fundaram essa religião de escravos e de mendigos não se conformaram em apenas ignorar a arte, fizeram de tudo para castrá-la... E fazendo de Apolo um Orígines miserável e dedicando-se a contrafazer artistas, povoaram de eunucos as galerias de seus museus e o  coro da Capela Sixtina. E o mundo, mergulhado no desastre, ante o naufrágio da beleza, espera. Espera o quê? A morte de Roma e a ressurreição de Atenas...".

Um comentário:

  1. ww.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2017/11/30/interna_ciencia_saude,644609/jesus-tinha-irmao-sugere-pergaminho-antigo.shtml

    ResponderExcluir