quinta-feira, 12 de outubro de 2017

"Do dia das crianças... Da padroeira do Brasil... Do padre e Dos brinquedos infláveis...

[ Você pode saber o que disse, mas nunca o que o outro escutou...]
Lacan

Quem assistiu a um dos jornais da manhã de hoje pôde ver um padre aqui da cidade falando, com aquela voz do além, para a repórter (praticamente uma freira) que o entrevistava: Convido as famílias para que venham à Esplanada! - dizia -. Para que venham e tragam suas crianças porque neste dia, também da Santa Padroeira, haverá, durante o dia inteiro, muitas atrações para elas, comidas, música, jogos e inclusive brinquedos infláveis. Brinquedos infláveis? repetiu maliciosa a velhinha que comprava nabo japonês no mercado. Infláveis ou inflamáveis?  Perguntou para si mesma, em voz alta e em seguida, enquanto examinava de perto a penca de nabos, concluiu: Esse padre ainda vai acabar preso por pedofilia! E explodiu numa gargalhada. 
Antes de pagar aquelas raízes com um punhado de moedas que estavam amarradas dentro de um lenço e sair do mercado olhou bem nos olhos de uma outra velhinha que comprava ovos galados, toda vestida de preto, com olheiras de quem não dorme desde o terremoto que eliminou os dinossauros, que levava um rosário no pescoço e que parecia carregar sobre os ombros todas as misérias e desgraças do mundo e lhe disse, com cólera:
Se quiseres ser um cordeiro, seja feita a tua vontade. Mas não reclames quando fores colocada num forno e servida com pedaços de abacaxi e cerveja num domingo à tarde... 
E ainda teve a delicadeza e a ética de informar-lhe que aquele era um ditado pagão do século passado.
___________________________
EM TEMPO:  A velhinha das olheiras pegou duas moedas de troco no caixa e olhando com um olhar lazarento para a velhinha dos nabos, com uma voz no mesmo timbre da do padre, só que com uma malignidade muito mais feroz lhe replicou: E você, se quiseres ser um lobo, seja feita a tua vontade. Mas não reclames quando os cléricos, unidos a outras máfias, virarem na tua direção suas espingardas e soltarem sobre ti seus cachorros! 

2 comentários:

  1. eja.abril.com.br/blog/intervencao/como-nossos-pais/

    ResponderExcluir
  2. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2017/10/12/interna_cidadesdf,633324/bebe-abandonado-e-resgatado-pela-pmdf.shtml

    ResponderExcluir