sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Da gerontocracia e do hospicio de Barbacena...

Um nome que nas últimas duas semanas esteve diariamente em pauta no Congresso Nacional, foi o do deputado Bonifacio  Andrada. Um parlamentar com mais de 8o anos que esta no Congresso já há uns 30, e que traz ainda, além do tipo físico o linguajar típico dos legítimos lusitanos. 
Eu, que tenho uma aversão cromossômica e quase incontrolável por todo e qualquer tipo de gerontocracia, misteriosamente, tenho assistido suas falas e suas intervenções com uma certa simpatia, pois me parece que a senilidade não lhe diz respeito e que esta mais lúcido do que a grande maioria dos que o cercam. Também me interessei por sua figura quando soube que nasceu em Barbacena/MG, em 1930. Época em que o hospício daquela cidade, um dos maiores e mais escabrosos e obscenos da América, ainda funcionava a todo vapor. 60 mil mortos dentro daquelas "celas". Um verdadeiro Holocausto BRASILEIRO, como o chamou a jornalista Daniela Arbex. 
Este assunto escatológico inevitavelmente lembra outro, tão ou mais escatológico ainda: um dos cemitérios de Barbacena. Cemitério então localizado nas proximidades daquele manicômio e que se hoje esta praticamente abandonado, no passado era onde grande parte  dos "loucos" era clandestinamente "desembuchada". Alguém, não faz muito, fotografou lá, no meio de um desamparo assustador, ossos e caveiras jogadas sobre as lápides ou sobre as ervas mortuárias. Mendigos jantando sobre o cimento de túmulos arrebentados, gatos e urubus beliscando tíbias e perônios. Barbacena tem um nexo histórico e médico com a cidade de Geel, na Bélgica, para onde, no século passado, famílias de toda Europa iam em carroças ou a pé desovar e internar seus "loucos". Pode não ter nada a ver, mas a figura desse deputado octogenário e lúcido, parece encarnar uma sabedoria existencial tal que seus comparsas de partidos nem imaginam. Teria testemunhado, pelo menos parte do holocausto? 
E que consequências, além do bem e do mal, esse testemunho pode ter-lhe ocasionado? Quê saberes daqueles tempos precisou usar no meio político, em todos esses anos, para não desestruturar-se e para não enlouquecer? 
Mas, independente de tudo isso, a gerontocracia é um horror! Um país entulhado de jovens ser governado por velhos é uma desgraça, mas é importante lembrar que esse senhor é um caso a parte, que esta mais do que lúcido, que nasceu em 1930 e que passou sua infância em Barbacena, ainda quando, de madrugada, se ouvia o apito melancólico do "trem de doido" ecoando por entre as montanhas de Minas Gerais e recolhendo os novos inquilinos do hospício que ainda estava funcionando a todo vapor e que, anos depois, seria comparado aos campos de concentração nazis pelo psiquiatra italiano Franco Basaglia...

https://www.youtube.com/watch?v=1xBQr5zFAHs&t=178s

http://eziobazzo.blogspot.com.br/search?q=Barbacena

http://eziobazzo.blogspot.com.br/search?q=Dymphne+a+santa+protetora+dos+loucos

Um comentário: