sábado, 16 de setembro de 2017

Ioga para mendigos... OM Shanti Om!!!

"Adonde volver sus miradas, sin encontrar alguna víctima de la renuncia???"
Max Stirner

Neste sábado de manhã encontrei o mendigo K na Rodoviária. Estava numa fila imensa da Itapemirim com destino ao Rio de Janeiro. Perguntei-lhe se levava uma AR15 na mochila e ele me respondeu que sim, enquanto abria a bolsa para exibir-me o livro do Jack Kerouac: Los vagabundos del Dharma  e para me comunicar: vou praticar Ioga nas ruas do Rio de Janeiro. 
Inicialmente achei que estava me gozando, mas ele logo explicou: Já ouviu falar da Lalita? Trata-se de uma instrutora de Ioga que 3 vezes por semana pratica nas ruas do Rio com os homeless, mendigos, vagabundos, andarilhos, profetas, rejeitados, ladrões, faquires, ambulantes, fumadores de crack e sujeitos terminais, gente que saiu recentemente do Pinel, bandidos de todas as laias, ansiosos em geral que nunca se atreveram a abrir seus "corações" para a alta sociedade... 
Meditar. Preciso meditar. Tenho 40 anos de estradas e de ruas para serem meditadas. Passei 40 anos na prática, agora vou para a teoria. Preciso dar um novo significado a muitas de minhas fraquezas... O desejo, como dizem os budistas, é a fonte de todo o sofrimento... (deu uma risada cética). Todas as manhãs, quase de madrugada, essa tal Lalita (falei Lalita e não Lolita) se encontra com a mendigada na Praça São Salvador, em Laranjeiras ou então no Parque Guinle. Nas segunda-feiras a prática é no Aterro do Flamengo e às quintas-feiras na Praça Paris, na Glória... A partir de agora, - me disse com deboche - sou um vagabundo do Dharma!.
Terminou sua explicação, juntou as mãos numa das mais comuns posições da Ioga e cantou o mantra OM Shanti Om!!! enquanto o motorista, com a mão esquerda tapando o nariz, jogava com a direita sua mochila para os fundos do bagageiro... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário