quinta-feira, 7 de setembro de 2017

A delação: esse ato abominável...

"O poder corrompe. A impotência também"
T. Szasz (in: le péché second)

A  delação do Paloci, televisionada ontem, tirou o sono de muita gente Brasil afora, não necessariamente pelo conteúdo de suas denuncias, mas pelo horror que é ver um homem naquele lugar de "delator". Nenhum policial, juiz ou sociedade deveria permitir e muito menos exigir isto de um preso, fosse qual fosse o crime por ele cometido. Se a prisão em si já degrada, o lugar ocupado pelo delator é intolerável... o fundo do poço da solidão e da dignidade. E é curioso que uma sociedade aparentemente alicerçada sobre as anedotas do cristianismo e que sempre se valeu cinicamente da lenda de Judas para desqualificar e atacar seus inimigos, agora, descaradamente, institua em seu Corpus Judicial a delação premiada. 
Não é curioso que a infâmia daquele Judas das trinta moedas seja agora invertida e passe a ser uma espécie de bem, de estratégia e de tática para tentar "sanar"e "salvar" a Pátria e a república?
Independente das lendas e das outras inquisições, por mais ou menos escatológicas que tenham sido, a delação, seja ela da natureza que for, é um ato abominável que não derrota e humilha apenas quem está delatando, mas inclusive aqueles que o interrogam e aqueles que assistem e que testemunham a delação. Ninguém tem mais dúvidas: alguns meses de prisão são capazes de alterar até o DNA de uma pedra. Abaixo todas as prisões!
Enfim, como resmungaria o escritor João do Rio: "As plantas, as flores dos canteiros, o barro das encostas, as grades de ferro dos portões, os homens, as roupas, a rua suja, o recanto do mar escamoso, as árvores, pareciam atacados daquele horror de sangue maculado e de gangrena. Parei. Encarei o sol, e o próprio sol, na apoteose de luz, pareceu-me gangrenado e pútrido..."

5 comentários:

  1. Bazzo, já que você citou Tomas Szas:

    https://www.youtube.com/watch?v=uE0mysIHvvg

    ResponderExcluir
  2. https://www.youtube.com/watch?v=c8vtvcmxjno

    ResponderExcluir
  3. http://painel.blogfolha.uol.com.br/2017/09/07/aliados-de-palocci-veem-desespero-em-depoimento-do-ex-ministro-pt-quer-expulsa-lo/

    ResponderExcluir
  4. https://www.youtube.com/watch?v=Cyc4NBaNC04

    ResponderExcluir
  5. Só faltava essa:
    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2017/09/07/interna_cidadesdf,624167/grupo-a-favor-da-monarquia-no-brasil-protesta-na-esplanada.shtml

    ResponderExcluir