sábado, 3 de dezembro de 2016

O abuso da mídia para com os mortos e David Hume...

 "FELICIDADE - Sensação agradável 
proveniente da contemplação da miséria alheia".sistema q48
Ambrose Bierce

E a mídia não se cansa de explorar as emoções, as lágrimas, a miséria e o sofrimento dos envolvidos na tragédia acontecida nas montanhas colombianas... Claro que se o faz é porque há platéia sado-masoquista para tanto, porque o populacho adora ficar ruminando sobre as desgraças alheias e às vezes até sobre as próprias. Os cientistas, os burocratas e os místicos... cada um a sua maneira especulam sobre as razões do acidente e todos, claro, colocam deus no meio da história. O "mesmo deus" onisciente, onipotente e onipresente que derrubou o avião é agora invocado para que se compadeça das vítimas e de seus familiares... Quer paradoxo e irracionalidade mais terrível do que esta?
No meio de toda essa falta de bom senso e desse horror, impossível não lembrar de uma antiga reflexão de D. Hume sobre nosso miserável destino e sobre o absurdo do mundo: “primeiro e rude ensaio de alguma deidade infantil, que depois o abandonou, envergonhada de seu mau desempenho; apenas o trabalho de alguma deidade inferior, dependente; e objeto de escárnio de seus superiores; o produto da velhice e da senilidade de alguma deidade aposentada; e que, depois da morte desta, continuou suas aventuras a partir do primeiro impulso e da força ativa que dela recebera...”

4 comentários:

  1. Bazzo, olha outra idiotice aí...
    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/canta-brasilia/2016/12/03/internacantabrasilia,559835/temer-em-chapeco-sao-pedro-esta-chorando.shtml

    ResponderExcluir
  2. o Galvão Bueno narrando velório , pensei que já tinha visto de tudo

    ResponderExcluir
  3. Bazzo, a depressão é planetaria
    ww.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2016/12/03/internas_polbraeco,559856/jornais-internacionais-repercutem-velorio-de-vitimas-da-chapecoense.shtml

    ResponderExcluir
  4. Bazzo, continua cada dia mais difícil "diferenciar al bufón del melancólico, puesto que la vida misma es un drama cómico o una comédia dramática".

    ResponderExcluir