"Meus textos são como o pão do Egito, a noite passa sobre eles e já não podes mais comê-los" (Rumi)

domingo, 13 de novembro de 2016

Para um domingo de chuva: 40 verbetes do Dicionário do diabo (Ambrose Birce)... Ou: Na segunda-feira você não será mais o mesmo...

1. AR - substância nutritiva fornecida pela bondosa Providência para engordar os pobres.

2. ARQUITETO - Aquele que planeja a planta de sua casa e a ruína de suas economias.

3. BELLADONA - Em italiano, uma bela dama; em inglês, um veneno mortal. Admirável exemplo da semelhança essencial entre os dois idiomas.

4. BENEFÍCIO - Alicerce seguro para a edificação de um embuste.

5. BIGAMIA - Mau gosto que a sabedoria futura punirá com a trigamia.

6. CANIBAL - Gastrônomo da velha escola, que preserva o paladar simples e se mantém fiel à dieta natural pré-suína.

7. CASAMENTO - Condição ou estado de uma comunidade composta de um patrão, uma patroa e dois escravos, num total de duas pessoas.

8. CEMITÉRIO - Terreno suburbano e afastado onde parentes tramam mentiras, poetas elegem os próximos alvos de seus escritos e os lapidários fazem disputas ortográficas.

9. CINTA - Cinta elástica destinada a impedir que a mulher extrapole de suas medidas e devaste o país.

10. CLEPTOMANÍACO - Ladrão rico.

11. CITAÇÃO - Arte de repetir erroneamente as palavras de alguém. As palavras erroneamente repetidas.

12. CLÉRICO - Homem que ao administrar nossos assuntos espirituais faz disso um meio de melhor administrar seus negócios temporais.

13. COMÉRCIO - Tipo de transação na qual "A" surrupia de "B" os bens de "C", e como compensação "B"rouba da carteira de "D" o dinheiro pertencente a "E".

14. COMPAIXÃO - Virtude exaltada pelos criminosos, quando apanhados.

15. CONFERENCISTA - Alguém com a mão em seu bolso, a língua em seu ouvido e com muita fé em sua paciência.

16. CONHECIMENTO - Poeira de um livro aspergida num crânio vazio.

17. CÚMPLICE - Aquele que se associa a outro em um crime com conhecimento de causa, como um advogado que defende um criminoso sabendo-o culpado.

18. DEBILIDADE - Faculdade inata da tirania feminina por meio da qual ela exerce domínio sobre o macho de sua espécie, sujeitando-o aos seus caprichos e paralisando suas energias rebeldes.

19. DENTISTA - Um ilusionista que, pondo um metal em sua boca, tira moedas de seu bolso.

20. DESPREZO - Sentimento de um homem prudente por um inimigo que é forte demais para ser enfrentado sem risco.

21. DEVASSO - Alguém que séria e obcecadamente perseguiu o prazer e teve a desgraça de obtê-lo.

22. ESPELHO - Vidro plano no qual se oferece à desilusão humana um espetáculo fugaz.

23. EUCARISTIA - Festa sagrada de uma seita religiosa dos Teófagos. Nessa seita surgiu, certa vez, uma infeliz disputa sobre a natureza do que comiam. Esta controvérsia causou a morte de quinhentas mil pessoas e a questão ainda não foi esclarecida.

24. EXECUTIVO - Funcionário do governo cuja função é impor os desejos do Legislativo até que o Judiciário tenha a honra de os declarar nulos e sem efeito.

25. FELICIDADE - Sensação agradável proveniente da contemplação da miséria alheia.

26. FIDELIDADE - Virtude peculiar daqueles que estão prestes a serem traídos.

27. FILOSOFIA - Rota de muitas estradas, levando do nada a lugar algum.

28. FIRMAMENTO -  Parte do planeta a salvo da cobrança de impostos. Sua utilidade principal é a de servir de inspiração para os poetas.

29. GALHO - Ramo de uma árvore ou a perna de uma norte-americana.

30. HOMEOPATA - O humorista da profissão médica.

31. HUMILDADE - Paciência necessária para se planejar uma vingança que valha a pena.

32. INDIGESTÃO - Como disse o simplório Pele-Vermelha do Deserto: "Mim bem, não rezar; grande dor de barriga, abarrotado de Deus".

33. REPOUSAR - Cessar de incomodar.

34. RESPEITABILIDADE - Fruto do caso entre um careca e uma conta bancária.

35. RESPONSABILIDADE - Carga desmontável facilmente transferível para os ombros de Deus, do Destino, da Fortuna, da Sorte ou do Vizinho. No tempo da astrologia era hábito transferi-la para as estrelas.

36. REVELAÇÃO - Livro famoso no qual São João, o evangelista, ocultou tudo o que sabia. A explicação é dada pelos comentaristas que não sabem nada.

37. REVERÊNCIA - Atitude espiritual de um homem frente a Deus e de um cão frente a um homem.

38. REZAR - Pedir que as leis do universo sejam anuladas em benefício de um único suplicante, confessadamente indigno.

39. R.I.P. Abreviatura indiferente de Requiescat in pace (Descance em paz), que demonstra uma indolente boa vontade para com os mortos. Entretanto, segundo o erudito Dr. Drigge, originalmente as letras significavam apenas Reductus in pulvis (Reduzido a pó).

40. INFIEL - Em Nova Iorque, aquele que não acredita na religião Cristã; em Constantinopla, quele que acredita. Espécie de velhaco que não reverencia adequadamente e é sovina em suas contribuições para com os teólogos, eclesiásticos, papas, pastores, cônegos, monges, molahs, vodus, hierofantes, prelados, abades, freiras, missionários, exortadores, diáconos, frades, muezins, brâmanes, curandeiros, confessores, eminências, presbíteros, primazes, prebendários, peregrinos, profetas, imanes, beneficiários, cléricos, vigários,, arcebispos, bispos, priores, pregadores, padres, abadessas, calógeros, curas, patriarcas, bonzos, santarrões, mendicantes, canonistas, residenciários, diocesanos, subdiáconos, diáconos rurais, vendedores de relíquias, arquidiáconos hierarquistas, beneficiados, capitulares, xeiques, talapões, postulantes, escribas, gurus, chantres, bedéis, faquires, sacristãos, reverendos, revivalistas, cenobitas, curas-perpétuos, capelães, mudjoes, noviços, vicários, rabinos, ulemás, coroínhas, dervixes, curadores, cardeais, prioresas, sufragâneos, acólitos, reitores, párocos e o Capeta.

6 comentários:

  1. Teólogo:um sujeito;"especialista" em estudar nada com porra nenhuma, e ainda tem o estatus de curso superior. Gay;um sujeito que sofre de bucetofobia. Beata;uma mulher que não ofende a deus, mas perturba. Fé;aquilo que te faz acreditar em mentiras. Casamento;aquilo que começa com um Príncipe beijando um anjo, e termina com um gorila olhando para uma gorda..

    ResponderExcluir
  2. BÍBLIA: uma coleção de besteirol(para quem pensa com a bunda). DEUS: um conceito criado pelo egocentrismo do homem para achar que somos importantes. CÉU, PARAÍSO: um clubinho fechado de puxa-sacos. HERÓI: aquele que não teve tempo de correr..

    ResponderExcluir
  3. HISTORIADORES: Aquela classe de idiotas que pensam que são inteligentes, só porque os mortos não pode mais protestar.

    ResponderExcluir
  4. Disse o barão de Itararé: Negociata é um bom negócio ao qual não fomos convidados

    ResponderExcluir
  5. Amo o Ambrose Bierce !!! Só não entendia porque, sendo ateu, ele escrevia tão bem contos com nuances espirituais...acho que o fazia por mera diversão, já que era ateu de carteirinha...

    ResponderExcluir
  6. TESTAMENTO: aquilo que os mortos deixam para que os vivos se matem..

    ResponderExcluir