quarta-feira, 5 de outubro de 2016

O Ulisses do helicóptero e o Ulisses do cavalo de Troya...

[... O diabo é um otimista se acredita que pode piorar as pessoas...]
Karl Kraus.

Tendo em vista que no próximo dia 12 será lembrado o desaparecimento de 
Ulisses Guimarães, muitos políticos e jornalistas estão aproveitando para fazer demagogia e soltar fogos de artifício sobre sua memória e sobre seu cadáver que, aliás, desapareceu no mar de Angra dos Reis em 12 de outubro de 1992 e até hoje não foi resgatado. 
O quê teria acontecido? Que pensamento lhe teria vindo à mente  quando percebeu que aquela geringonça estava dando piruetas? E que tudo havia acabado? 
Muitos o achavam um estadista e até o associavam ao marido de Penélope. Aliás, muitos dos que estão puxando uma cadeia hoje em dia e outros que estão na lista de espera, até bem pouco tempo também eram considerados não apenas estadistas, mas grandes estadistas, e não apenas pelo populacho ou por ignorantes, mas até por gente que sabe multiplicar 14 por 66, comprovando a tese de que nossa ingenuidade e que nosso esoterismo cromossômico não tem limites! 
Uma frase do Sr. Ulisses que, neste momento, me atinge em cheio, é a seguinte: "a impaciência é um sinal de imbecilidade..." (Estaria então me transformando num imbecil ou o velho náufrago estaria enganado?) 
Seu nome teria alguma coisa a ver com o Ulisses da Ilíada, aquele que, segundo Homero, deixou Penélope "cercada de hienas" para ir a Troya resgatar Helena?

3 comentários:

  1. Os "grandes estadistas" estão sendo presos pelos "grandes juristas"...então tá bom...

    ResponderExcluir
  2. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2016/10/06/internas_polbraeco,552134/camara-homenageia-100-anos-de-ulysses-simbolo-das-diretas-e-constitui.shtml

    ResponderExcluir
  3. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2016/10/06/interna_diversao_arte,552243/show-com-gilberto-gil-gal-e-nando-reis-faz-homenagem-a-ulysses-guimar.shtml

    ResponderExcluir