quarta-feira, 15 de junho de 2016

Os picaretas e a Torre de Babel...

Surrealismo: A prévia cassação do Eduardo Cunha ocorrida ontem lá no Congresso Nacional vem, curiosamente, causando uma espécie de alegria, de ilusão e até de esperança não apenas em seus inimigos e desafetos, mas até mesmo na população em geral. 
Haveria ingenuidade, malandragem, mau caráter ou ignorância maior do que essa? Sim, há pessoas até razoavelmente instruídas que parecem acreditar que agora tudo melhorará, não apenas na economia, mas também nas relações sociais, morais, burocráticas e etc, e que enfim voltaremos todos a falar o mesmo idioma...  e que seremos razoáveis e felizes! Que babaquice e que simplicidade de ratos!  
O país, - confirmamos todos os dias - de ponta a ponta, de classe a classe, de gênero a gênero, de categoria a categoria, de profissão a profissão, da empresa privada às instituições públicas está apodrecido até suas raízes. Tomado por uma podridão generalizada que facilita e eterniza a continuidade do surrealismo mais vil, o país - como numa das tantas anedotas bíblicas  - segue regido e administrado por uma cambada de analfabetos e de ilustres picaretas escondidos numa espécie de Torre de Babel, sem falar coisa-com-coisa e dissimulados no meio de uma coletividade transtornada e de um rebanho preocupado apenas com o estômago.
Mas até mesmo os intelectuais? Me questionam indignados. Ao que lhes respondo com umas três ou quatro linhas de R. Faoro, no prefácio do Diário de um 
século, de Norberto Bobbio: Sim, "Por detrás da figura do intelectual-guia surge sempre a figura do tentador, do corruptor, do falso profeta, do demagogo; por detrás da figura do intelectual defensor dos valores eternos surge sempre a contrafigura do inepto, do pávido, do decadente, senão mesmo do parasita..." Numa só palavra: do picareta!
________________________________
Em tempo: Ontem, aqui nos arredores de Brasília, três pré-adolescentes tocaram fogo na escola onde estudam. É evidente que essa "ação direta" pode nos dizer sobre o processo educativo vigente bem mais do que os discursos do Ministro da Educação, da obra de Piaget e dos breviários de summerhill juntas. Para os próximos dias, só nos resta ouvir as clássicas desculpas e mentiras dos pedagogos.

9 comentários:

  1. http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/06/1781878-em-gravacao-sarney-disse-que-faria-aceno-a-prefeito-preso-por-estupro.shtml

    ResponderExcluir
  2. ézio, teu blog tá muito bom. Continua firme!
    att.
    Mendigo K

    ResponderExcluir
  3. Agora, sem as tetas da Petrobras, todos aqui em bsb esperam que a mulher do Cunha, como a do Pita (lembram?) peça o divórcio, delate todo mundo e, principalmente, distribua as bolsas e as jóias da Vuitton para as meninas da Rocinha.

    ResponderExcluir
  4. http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/nao-tenho-o-que-delatar-diz-eduardo-cunha-sobre-rumores-de-que-ele

    ResponderExcluir
  5. http://www.clarin.com/policiales/Robaron-netbooks-escuela-causaron-destrozos_0_1596440375.html

    ResponderExcluir
  6. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2016/06/15/internas_polbraeco,536495/detentos-no-ceara-dancam-e-usam-drogas-ao-som-de-wesley-safadao.shtml

    ResponderExcluir
  7. http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/pcdob-recebia-propina-de-contratos-do-minha-casa-minha-vida-diz-delator

    ResponderExcluir
  8. http://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/17/politica/1466197872_869044.html

    ResponderExcluir
  9. nfograficos.oglobo.globo.com/brasil/quanto-ministerios-e-estatais-destinariam-a-cada-site.html

    ResponderExcluir