sexta-feira, 10 de junho de 2016

Eis aí a tal servidão voluntária... Ou: os efeitos do chicote sobre os gens da Senzala... (Segundo o post anterior, brocha e escravo, mas feliz!)

http://www.culturabrasil.org/zip/boetie.pdf

"Na classe trabalhadora sabemos que a dignidade é a identidade e, uma vez prejudicado esse sentimento de respeito por si mesmo, a atividade se debilita, favorecendo a perturbação mental". (Alfredo Moffat, p. 27, em Psicoterapia do oprimido)


3 comentários:

  1. Jesus Cristo fez milagres durante a infância?

    Menino-Jesus-2

    Jesus foi um menino travesso e dotado de poderes mágicos segundo os livros apócrifos, ou pseudo-evangelhos. Essas obras foram escritas pelas comunidades de cristãos entre os séculos I e II, mas não foram incluídas na Bíblia. Os três trechos de milagres abaixo são do livro Apócrifos da Bíblia e pseudo-epígrafos (Editora Cristã Novo Século, 2004).

    Passarinhos de barro

    “Este menino Jesus que na época tinha cinco anos encontrava-se um dia brincando no leito de um riacho, depois de haver chovido (…). Fez depois uma massa mole com o barro e com ela formou uma dúzia de passarinhos (…). Jesus, batendo palmas, dirigiu-se às figurinhas e ordenando-lhes: “Voai”. E os passarinhos forma todos embora gorjeando.”

    Menino pela janelinha

    “Mas havia um pai de família que, irado ao ver que seu filho ia com Jesus, e para que não o seguisse mais, prendeu-o numa torre fortíssima e muito sólida, sem buraco nem entrada alguma além da porta e de uma janelinha estreitíssima (…). Jesus foi até ele e lhe disse: ‘Estende-me a mão ou um dedo pelo buraco’. E tendo feito isso, Jesus pegou a mão daquele menino e o tirou através daquela estreitíssima janelinha.”

    OUTRAS DÚVIDAS UNIVERSAIS

    O que Madre Teresa de Calcutá não tinha de santa?

    Se Cristo nasceu em Belém, por que era conhecido como Jesus de Nazaré?

    Por que ditaduras gostam de ter “Democrática” no nome oficial?

    Quer ser avisado sobre os próximos posts? Siga o Dúvidas Universais no Twitter e no Facebook.

    Salto à distância

    “E (o pai de família) cheio de raiva, pegou um pau com intenção de bater em Jesus, e seguiu-o até um monte em cujo sopé estende-se uma plantação de favas. Jesus, porém, escapou da sua ira dando um pulo do cume da montanha até um ponto distante, como a flecha de um arco. E os outros meninos, querendo dar o mesmo salto, caíram no precipício, fraturando pernas, braços e pescoços”

    ResponderExcluir
  2. Observe como o sujeito feliz é sempre um bestalhão... Ou vice-versa.
    Primo do mendigo K

    ResponderExcluir
  3. Na China, bancários apanham por não terem cumprido as metas do banco. Veja imagem:
    http://www.liberation.fr/planete/2016/06/21/des-employes-chinois-pas-assez-performants-fesses-en-public_1460984

    ResponderExcluir