domingo, 10 de abril de 2016

O fogo místico. Ou se o mundo pegar fogo, salvaremos o fogo!

O FOGO EM FOCO - Este domingo de abril está marcado pelas labaredas: Na Índia, num estado que fica às margens do Oceano Índico, um templo foi "acidentalmente" incendiado. Quem conhece aquele país sabe que aquilo lá ainda não entrou em combustão espontânea ou ainda não se transformou completamente em cinzas graças a algum milagre saído das mãos poderosas de Krishna. Já, aqui na esplanada dos Ministérios (que não é muito diferente da Índia), agora de manhã, bem em frente ao Congresso Nacional, um homem com delírios espirituais tocou fogo em si mesmo. A culpa, evidentemente, será atribuída ao titã Prometeu, aquele que "roubou o fogo dos deuses".
Segundo relato dos bombeiros o "incendiário" apresentava sinais de desvario, com frases místicas e citações bíblicas... Outros desocupados que estavam por lá na hora do ocorrido, dizem que o sujeito é magro, branco, com cabelos e barbas longas... e que não portava documentos...  
- Que tormento deve estar atravessando a mente de um sujeito para chegar a atear fogo em si mesmo? - Era a pergunta mais ouvida aí pelas esquinas.
E por falar em fogo, não são poucos os que atualmente, diante de todo o caos, surrealismo e desvario vigente, declaram sem pudor que: se o mundo pegar fogo, fariam tudo para salvar o fogo!

Impossível não lembrar do diálogo inventado por A. Strindberg, entre um caçador e um japonês:
O CAÇADOR - De que maneira posso ajudar-te?
O JAPONÊS - Da seguinte maneira: tomarei uma cápsula para dormir e ficarei como morto. Tu, então, me colocarás num caixão  que será levado para o crematório.
O CAÇADOR - Mas, e se acordares?
O JAPONÊS - É exatamente isso que quero. Por um momento sentirei o poder purificador do fogo. Sofrerei por um breve momento e então sentirei a felicidade imensa da libertação.

2 comentários:

  1. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2016/04/10/interna_cidadesdf,526590/homem-ateia-fogo-ao-proprio-corpo-em-frente-ao-palacio-do-planalto.shtml

    ResponderExcluir
  2. http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2016/04/11/interna_mundo,526650/policia-indiana-interroga-funcionarios-de-templo-que-sofreu-incendio.shtml

    ResponderExcluir