domingo, 25 de outubro de 2015

A babaquice e a teatralidade do Enem...

Posso estar exagerando, mas é uma idiotice sem precedentes esse tal de Enem. E mais idiota ainda foi o professorado e a mídia histérica terem passado o final de semana inteiro turbinando essa perversão e fazendo vasta demagogia e até apologia dessa seleção de energúmenos.  
"Não esqueça a caneta! Lembre-se: não pode entrar com lápis! Desligue o celular! Lembre-se que estamos no horário de verão! Faça cocô e xixi antes de entrar na sala de provas! Reze um Pai Nosso antes de começar a marcar as respostas! Implore à Virgem e até ao Chico Xavier se for necessário!", etc e etc...
Ora, se o segundo grau servisse para alguma coisa, qualquer aluno (energúmeno ou não) que o tivesse concluído deveria estar naturalmente apto a ingressar numa universidade, sem ter que fazer o teatro dos simulados, das provas e dos cursinhos, essa prática tirana, mafiosa e cara do subdesenvolvimento. Vagas? Ora, com os recursos que vinte ou trinta famílias desviam descarada e sistematicamente no país daria para manter sete ou oito universidades funcionando integralmente, sem limites de vagas e com aulas em cinco idiomas. Apesar de continuar escrevendo, reclamando, esperneando e enchendo o saco do mundo, sei que tudo isto é inútil. Que não há solução! Sim, tenho plena consciência de que essa babaquice e esse atraso têm impregnado nosso DNA e que seguiremos por mais uma dezena de décadas fazendo de tudo para rebaixar e atormentar-nos mutuamente. 
Claro que para tentar "salvar-me", tenho tomado umas gotinhas matinais e repetido para mim mesmo e com certa frequência a confissão feita por aquele cínico velhinho minutos antes de bater as botas:
"Minha vida foi repleta de problemas, a maioria dos quais, nunca aconteceu". 


3 comentários:

  1. Concordo com a crítica em relação a não existir vagas para todos, mas mesmo que existisse vagas para todos, uma seleção sempre seria necessária, uma vez que a qualidade das universidades serão diferentes. Só não seria assim se todas as universidades fossem iguais (e os estudantes também, pois a noção de melhor varia de pessoa pra pessoa).

    ResponderExcluir
  2. também sempre pensei assim, com tanto dinheiro roubado dos cofres públicos, tudo na casa dos bilhões ou milhões, dava pra ter uma boa faculdade pública e gratuita com milhares de vagas em cada cidade. Mas os governantes corruptos e as famílias e artistas que mamam nessa teta gorda chamada Estado jamais fariam isso porque são cruéis e gananciosos, governantes e artistas e famílias chupam a teta com voracidade.
    ROGÉRIO S.

    ResponderExcluir