terça-feira, 24 de junho de 2014

O FUTEBOL - uma florzinha solitária desabrochando em cima de um monte de merda.

Muita gente que como eu achava a realização da COPA no Brasil uma presunção tupiniquim está até meio envergonhada, pois descobriu que essa babaquice foi a melhor coisa que se fez aqui pelo trópicos nos últimos cinquenta anos. Um mês praticamente de feriados! Tudo fechado! As cortinas corridas, velhotes e crianças nas janelas com suas bandeirolas e ruminando besteiras! 
Nesta terça, por exemplo, tudo por aqui está a meia-porta.
Muita gente que já estava cronicamente casta, entre uma partida e outra até voltou a fornicar e em seguida, ainda durante o transe, a ir para a varanda comer brioches com geléia de morangos e bebericar chá de hortelã. 
Outros decolaram para Saint Germain. 
Outros se preparam para embarcar para São Petsburgo! No meio da gritaria e do foguetório dos insensatos tiveram até tempo de ler meia dúzia de autores russos, desde Noites Brancas de Dostoievski até O Capote, de Gogol. 
Ao contrário do que pensávamos, os dias da COPA estão sendo dias felizes, todo mundo caminhando sorridente por aí ao sol, som seus cachorros de raça, os sabiás cada dia mais mansos, uma multidão de policiais que, ao invés de estarem construindo estradas de ferro pelo país a fora ficam coçando o saco nas esquinas e prendendo um ou outro bebum que por falta de banheiros públicos, se atreve a mijar nas árvores... Estão fazendo o quê todos esses pelotões por aí?! Ora, a espera de uma "guerra civil" imaginária! Aliás, nesse período, até os black blocs sucumbiram à preguiça! Conheço uma meia dúzia. A televisão os mostrou aí pelos shoppings tomando sorvetes de braços dados com suas respectivas mamitas! 
E os pipoqueiros das redondezas! Vieram todos para os arredores do Estádio empurrando suas minúsculas geringonças a ponto do New York Times - sabe-se lá por quê? -  mencionar um deles que costuma ficar em frente à Catedral, quase como um esotismo de parvoíce... 
- Olha a Pipoca doce, salgada,  colorida, apimentada, pipoca ao natural, na manteiga! 
Curiosamente, somos um povo que gosta imensamente de pipocas! 
E no que diz respeito ao futebol, todo mundo (todos os meios de comunicação) continuam citando a Nelson Rodrigues o tal que, falando de si mesmo, inventou a expressão "complexo de vira-latas". "No futebol  - dizia ele, - demagogicamente - a bola é um reles, um ridículo detalhe – o que interessa é “o ser humano por trás da bola”... “não é a diversão lúdica, mas a complexidade da existência que interessa”. etc.
Ontem mesmo recebi de um amigo e professor de sociologia lá do PR um texto antigo também de Camus sobre o assunto. Acredite: Camus elogiando o futebol brasileiro. Sim Camus, aquele que escreveu O mito de Sísifo, O homem revoltado e etc.... Dá para imaginar?
Neste final de semana uma excelente crônica sobre a torcida japonesa e Dersu Uzala publicada num Diário do Amazonas me fez resgatar e aproveitar esta frase de Ginsberg (o poeta gringo): uma florzinha solitária desabrochando em cima de um monte de merda.  






7 comentários:

  1. Camus era o goleiro na universidade! Uma posição solitária... Um sísifo que ao invés de empurrar uma pedra ao topo da montanha, tenta desesperadamente evitar que uma bola passe por ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente essa informação! Podes me fornecer a fonte? Abraços Ezio

      Excluir
    2. Olá Ezio, não sou o anonimo acima, mas encontrei este artigo: file:///C:/Users/Neto/Downloads/14203-34034-1-SM.pdf e vi um comentário no blog do Juca Kfouri que Nabobov tb foi goleiro.

      Abraços

      Excluir
    3. Link correto: http://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/download/14203/10427

      Excluir
  2. Ao contrário do que pensávamos, os dias da COPA estão sendo dias felizes, todo mundo caminhando sorridente por aí ao sol...QUE CONVERSA FIADA É ESSA Sr, Ezio!??!!!

    ResponderExcluir
  3. É conversa fiada mesmo! Pois esqueci de colocar "felizes" entre aspas.
    Mas o alvo, a irônia e o gozo da frase não é esse, está na parte seguinte: todo mundo caminhando sorridente por aí ao sol, COM SEUS CACHORROS DE RAÇA.
    Abraços/Ezio

    ResponderExcluir
  4. http://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/24/guia-politicamente-incorreto-do-futebol-desconstroi-bom-mocismo-de-messi.htm

    ResponderExcluir