quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Os alucinógenos Anéis de Saturno

Qualquer sujeito, mesmo aqueles que se encontram em “estado terminal” podem experimentar o quanto é terapêutico “viajar” nas novas descobertas sobre os Anéis de Saturno. Saber que aquele planeta boiaria num oceano de tão leve que é, que a ventania ao seu redor se move a mil e oitocentos quilômetros por hora e que apenas na poeira de seus anéis caberia um milhão de planetas como a terra, ah, isto nos faz chegar bem mais tarde ao trabalho. Nos faz ter um sentimento quase alucinógeno tanto de nossa pequenez como da grandiosidade do absurdo e, claro, da enrascada em que todos estamos metidos. Parece que Galileu foi o primeiro a descobrir suas auroras boreais lá no meio dos abismos estelares, apesar de que os gregos já tinham uma divindade com seu nome: Cronos. O deus que devorava seus próprios filhos, que foi pintado por Goya e usado até a exaustão tanto pelos psicanalistas como pelos filicidas. No Capitólio Romano lhe reservaram uma sala e um altar, e a astróloga da esquina quando enche a cara ou perde o controle sobre seu mau humor, jura que ele (essa esfera de pó e de gás) é responsável por cada um de seus achaques, já que atrai doenças, ruínas e todo tipo de desgraças associadas a outros planetas.

Ezio Flavio Bazzo

2 comentários:

  1. Este quadro de Goya é mais feio que a morte mas os anéis de Saturno são incrivelmente maravilhosos, diáfanos, e nos dão a grande ilusão de que a beleza pode existir apesar de nossos humores.

    ResponderExcluir
  2. como um amigo nordestino gosta de cantar: "o anel que tu me destes pensando em meu anel". sendo este último o cú, falemos dos aneis de saturno. na verdade pregas que anunciam um gigante planeta-peido. alí à meio caminho. indecisão existencial de elevador: peidar ou não peidar, eis a questão. ou seria aquela indecisão de não saber bem se é o prenúncio de algo sólido ou líquido? não sei, consultarei outros astrólogos. talves me digam que as "desgraças associadas" à este grande peido tem a ver com sua densidade. saturno flutua na água?! ah, então é merda.

    ResponderExcluir