sexta-feira, 26 de junho de 2009

Thriller & mais uma sessão fúnebre do Senado


Um homem septuagenário, com aparência de beduíno vai à tribuna para discursar, longa e prolixamente sobre a cloaca em que está transformado o Senado. Gesticula, desenterra o finado Ulisses, o velho Tancredo e até mesmo o legendário Getúlio. Exibe manchetes contra o Presidente da casa e pede solenemente sua renúncia. Os sete ou oito gatos malhados que ocupam a platéia se agitam e pedem apartes. O homem que preside a mesa tem um nome bizarro e cita gratuitamente a Rui Barbosa, a Voltaire e até a Clemenceau. O apartante discorda do beduíno. Forçar a renúncia é golpe! – diz em pompas. Outro pede a palavra. O beduíno está cada vez mais seguro de si. Rodeios lingüísticos para defender o indefensável. As palavras e as frases vão e vêm como meretrizes na boca daqueles homens que custam, cada um, uns cem mil dólares por mês ao populacho. O quê estamos fazendo aqui? Se pergunta o orador principal. Porrrrrra nenhuma! Respondem telepaticamente os velhinhos aposentados que estão atentos em suas mansardas. Pequenas irritações, mini surtos sob controle, apologias repulsivas. O microfone falha. Os chefes do botim assistem tudo de casa pela TV bebendo champagne e fumando charutos. Vossa Excelência pra cá e Vossa Excelência pra lá. Outro personagem toma a palavra com sinais visíveis de senilidade. Dá voltas pelo universo da prolixidade. Pede desculpas, apóia o beduíno. Teatro e espetáculo. Um marqueteiro e um suplente falam ao mesmo tempo, o primeiro volta a glamourizar a casa. Todos falam em democracia e até mesmo em inveja cristã. Ao mesmo tempo em que pedem para Sarney afastar-se sacralizam seu passado e seu presente. Um careca aparece para ler meia página enviada por um neto do chefão do Senado. No texto a informação sutil de que o próprio foi aluno na Sorbone e em Harvard. Suspiros na platéia e nos lares! A plebe e os novos ricos adoram mistificações. O bate boca prossegue pela tarde, apesar da grande maioria ter ficado em casa vendo futebol. Gooollll! Gollll! O clima é de um grêmio estudantil. Todos têm opiniões diferentes, mas concordam em tudo. Chamam a isso de democracia, ética, liberdade de expressão. Cem mil dólares mensais a cada um! Unuhunnunn!... E a ralé engordando sob as pontes ou em suas gaiolas com as migalhas da cesta básica. Os nobres senadores não sabem ainda que lá em Los Angeles o bailarino pedófilo bateu as botas, se soubessem seriam capazes até de deixar cair algumas lágrimas, daquelas frias e fúteis que na antiguidade deveriam deslizar até pelos focinhos das hienas.

Ezio Flavio Bazzo

4 comentários:

  1. O nosso país é uma piada sinistra. Um sujeito como o Sarney é eleito imortal da Academia Brasileira de Letras. Esperávamos que a História jogasse esse bigodinho na lata do lixo da política brasileira, e vem a ABL e o alçou a condição de imortal… Francamente! Esse fantasma vai nos perseguir ad eternum, como um estigma que jamais se apagará no caráter dessa nação…

    ResponderExcluir
  2. em resposta às ofensas que as leis e seus senhores nos fazem, nos coloquemos acima da lei. mas em desígnios secretos. como um tipo de máfia sem o egoísmo de um proto-estado, mas uma sociedade ilegalista. pois sabemos que não impediremos a lei. pelo menos a colocaremos para atuar no subterrâneo. com isso arrastamos as representações teatrais dos ditos governantes para o submundo das baratas e dos ratos. criemos um jogo de azar contra-social, com pontuações e apostas a dinheiro. poderia funcionar do mesmo modo que o chamado ratfucking descrito por berstein e woodward no filme 'todos os homens do presidente'. a diferença é que nós seríamos a banca e como sabemos "a banca nunca perde".

    ResponderExcluir
  3. Este gatão dormindo sobre a "desfaçatez da raça humana" ilustrou maravilhosamente este artigo mas o mais triste nisto tudo é que no Brasil nada se salva, nem o senado nem coisa nenhuma.

    ResponderExcluir
  4. Para ilustrar o comentário precisava de uma foto de um peixe boi e do senador lacaio de banqueiros
    Heráclito Fortes.
    Acho que o peixe boi me lembra muito a cara dele.
    Sergio Caldieri

    ResponderExcluir